Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > coisa de cinéfilo
Whatsapp Whatsapp
COISA DE CINÉFILO

Cinco ótimos documentários disponíveis em streamings

Sejam nacionais ou internacionais, os documentários vêm ganhando cada vez mais força, especialmente pela popularização em streamings

Redação iBahia • 18/09/2021 às 10:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 6:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Adoradores de documentários, vamos fazer amizade? Este é um gênero do cinema que não é unanimidade de preferência, mas ao mesmo tempo tem sua fiel legião de fãs. Especialmente para os curiosos e para quem curte histórias gerais, a categoria Documentário é excelente para obter mais informações e ficar sabendo de detalhes que talvez nunca chegassem à nós, em outras circunstâncias.

Sejam nacionais ou internacionais, os documentários vêm ganhando cada vez mais força, especialmente pela popularização em streamings, como é o caso da Globoplay e Netflix, que possuem um excelente acervo. Utilizando de artifícios dramáticos de filmagem do cinema comum, mas sem perder o foco em contar fielmente uma história real, o fato é que o gênero vem conquistando fãs.

Para estimular ainda mais este movimento, o Coisa de Cinéfilo selecionou cinco ótimos documentários disponíveis em streamings para você possa se deixar ser conquistado pelo gênero (ou gostar ainda mais).

Blackfish: Fúria Animal (Claro Video)
Quem nunca ouviu falar sobre a orca, baleia assassina? Pois este documentário investiga a criação nociva destes animais em cativeiro com o objetivo recreativo. Focando muito no Seaworld, parque aquático nos EUA que promove show com orcas, nós conhecemos a história impressionante de Tilikum, uma baleia responsável por três mortes e que mostrou os perigos de maltratar estes bichos e como eles lembram e se vingam das pessoas que os fizeram mal.

Três Estranhos Idênticos (Netflix)
Imagine chegar à vida adulta sem saber que você tem irmãos? Agora pense o quão louco seria entrar na faculdade e descobrir uma pessoa igual a você? É justamente isso que acontece em “Três Estranhos Idênticos”, deixando o espectador completamente atordoado com a história impressionante de Edward, David e Robert. Os desdobramentos deste fato, as motivações inacreditáveis que envolvem experimento, tornam este longa extremamente interessante.

Muito Além do Peso (YouTube)
A má alimentação do brasileiro é pauta deste doc nacional que foca na péssima nutrição infantil. Trazendo muitos dados científicos e explicações para como chegamos neste ponto, o filme apresenta argumentos baseadoa em fatos reais, como o fato de que a alimentação industrializada é a mais nociva para a população. Ainda assim, eles contextualizam em questões sociais, tornando as histórias muito mais humanas.

Proibido Nascer no Paraíso (Globoplay)
Você sabia que desde 2004 é proibido a realização de partos no arquipélago de Fernando de Noronha? Em virtude desta medida, as mulheres grávidas da ilha são obrigadas a deixar suas casas e suas famílias quando completam 7 meses, para ir para o continente e terem seus bebês. O documentário acompanha a saga de três mulheres grávidas e como cada uma lida com a imposição, enquanto vamos entendendo as motivações para que isso venha acontecendo.

Britney Spears: A Vida de Uma Estrela (Globoplay)
Desde 2008, após um surto, a cantora do pop Britney Spears vive sob a tutela de seu pai, Jamie. O documentário propõe a análise desde o começo da carreira e os movimentos que aconteceram ao longo de anos que a levaram a desmoronar emocionalmente. Criado por iniciativa dos fãs, o filme questiona a necessidade da tutela se estender por tantos anos, as reais intenções do pai e como a artista vinha pedindo socorro através das redes sociais vigiadas.

Uma atualização interessante é que depois da repercussão do documentário e ações judiciais que ganharam força, há uma semana Britney finalmente conseguiu se livrar da tutela do pai.

Marcela Gelinski, editora do site Coisa de Cinéfilo



Leia mais:

Imagem ilustrativa da coluna Coisa de Cinéfilo
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM COISA DE CINÉFILO :

Ver mais em Coisa de Cinéfilo