Filmes para conferir com seu pai neste domingão


Foto: Reprodução

Existem pais que são mais durões e outros que são um coração de manteiga. Têm alguns que estão a cada minuto na rotina dos filhos e outros que preferem deixar os rebentos aprenderem com as quedas da vida, olhando sempre à distância. Seja qual for o estilo de seu pai, ele provavelmente conquista seu coração todos os dias, de diversas formas.

Em clima de Dia dos Pais, o Coisa de Cinéfilo preparou uma lista muito legal com filmes de diferentes estilos e roteiros. É para rir, chorar e se emocionar junto com o seu papai, neste domingão tão especial. Confira!

2 Filhos de Francisco (2005) – Globoplay

O longa conta a história da famosa dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano. A origem humilde e o esforço do pai dos cantores são o foco de 2 Filhos de Francisco. Seu Francisco é um trabalhador rural que percebe uma oportunidade de mudar a realidade dos filhos quando descobre o potencial de cantar da dupla. Com muito drama, perdas e esforço para que as coisas deem certo, seu Francisco é sempre presente na vida dos filhos, se esforçando para dar e extrair o melhor deles. O filme ganhou diversos prêmios nacionais e foi muito bem recebido pela crítica na época!

O Poderoso Chefão (1972) – HBO Max, Prime Video

Talvez você se pergunte porquê um filme que fala sobre a máfia está presente nesta lista de Dia dos Pais. Mas o fato é que, apesar das condutas errôneas com relação aos negócios, Don Vito Corleone é um chefe de família dedicado, em especial aos seus filhos. Ele se faz presente e cuida de sua cria como um leão na selva. Claro que questões morais são colocadas na jogada, nos fazendo questionar um pouco a conduta. Mas dizer que ele é um pai ruim? Acredito que não podemos dizer isso. Mata e morre (literalmente) pela família, procura oferecer o que há de melhor para todos e está sempre preocupado com o bem-estar dos filhos.

Pinóquio (1940) – Disney+

Animações também falam da relação de pais e filhos, como é o caso de Pinóquio. Gepeto é um carpinteiro que vive só e cria brinquedos infantis. Um dia ele cria um boneco de madeira e sonha com a possibilidade de se tornar seu filho. Quando a Fada Azul lhe concede o desejo, ele se torna o pai de Pinóquio. No entanto, o menino acaba se metendo em muitas confusões, buscando o sonho de ser um menino de verdade. Gepeto faz de tudo para salvar o filho, enfrentando todos os percalços do caminho. É lindo de ver a dedicação e o amor dele pelo boneco, que considera filho. Podemos usar aqui uma analogia para a relação de pai e filho de coração, que não necessariamente envolve laços de sangue.

Questão de Tempo (2013) – Star+, Prime Video

Provavelmente você vê mais este filme em listas de romances ou comédias românticas. Mas um olhar mais atento percebe que Questão de Tempo fala muito mais sobre o amor familiar e paterno, do que o amor romântico em si. O protagonista descobre que herdou do pai o dom de voltar no tempo. A partir disso, ele resolver mudar todas as mancadas que dá nos encontros, até que se envolva com um amor verdadeiro. Neste meio tempo, descobre que a volta no tempo não é tão simples assim e seu pai, doente, vai te ensinando muito sobre as lições e belezas da vida.

Kramer vs. Kramer (1979) – Apple TV

Filme vencedor do Oscar em diversas categorias, incluindo Melhor Filme, Kramer vs. Kramer conta a dramática história de um casal onde o homem foca completamente no trabalho, enquanto a mulher cuida da casa e da família. Cansada disso tudo, ela resolve abandonar marido e filho, deixando o homem desesperado com a situação e as novas responsabilidades, que antes recaiam sobre ela. Passado algum tempo e muito transtorno na adaptação, quando tudo já está mais calmo, ela resolve aparecer e pedir a guarda do menino. Dá-se início então à uma batalha judicial dramática. É um filme bem interessante para ver o outro lado da moeda, já que é mais comum ver homens abandonando suas famílias do que as mulheres.

Leia mais sobre Cinema no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Veja também: