Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Aprenda a melhor forma de limpar cada tipo de piso de sua casa

Além de garantir a higiene e estética dos ambientes, manter o piso limpo e bem cuidado garante sua durabilidade, beleza e evita possíveis danos

Redação iBahia • 26/05/2020 às 15:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Além de garantir a higiene e estética dos ambientes, manter o piso limpo e bem cuidado garante sua durabilidade, beleza e evita possíveis danos. Cada tipo de piso possui suas especificidades e não utilizar os produtos certos para cada um, pode causar manchas, corrosão e muitos outros estragos. Por isso, a C&C Casa&Construção, especialista em tudo para construir, decorar e reformar, preparou um compilado de informações com dicas especiais para as melhores práticas na hora de higienizar esse elemento tão importante para a casa.
Atitudes como varrer o chão e passar um pano úmido frequentemente, são essenciais para remover poeiras e sujeiras acumuladas. Porém, não são suficientes para eliminar todo tipo de resíduo e mancha, para isso, é necessário tomar alguns cuidados extras. Existem diversos tipos de pisos, feitos de uma infinidade de materiais diferentes, e cada um possui suas próprias características e especificações. Logo, necessitam de tratamentos e cuidados diferentes.
PISOS DE MADEIRA
Os pisos de madeira, como laminado e vinílico, são muito escolhidos por possuírem alta durabilidade. E para garantir sua melhor performance, requerem alguns cuidados constantes que o manterão limpos e prolongarão sua vida útil.
O IDEAL é aspirar ou varrer (com uma vassoura de cerdas macias) diariamente. E quando for necessária uma lavagem mais elaborada, é recomendado utilizar um pano levemente umedecido - com um pouco de detergente neutro. Utilize panos de microfibra, eles absorvem 7 vezes mais sujeiras que os panos de algodão. EVITE lavagens nesses tipos de pisos, já que água em abundância pode causar o estufamento da superfície.
PISOS CERÂMICOS E PORCELANATOS
A cerâmica e o porcelanato são pisos delicados, que requerem muito cuidado no momento da limpeza. Antes de qualquer coisa, deve-se retirar o excesso de poeira com uma vassoura de cerdas macias — esse detalhe é muito importante para que o piso não arranhe - depois,diluir uma colher (sopa) de detergente neutro para cada 5 litros de água e aplicar a solução com um pano macio por todo o piso. Para finalizar, utilize pano seco para evitar possíveis manchas.
PISOS DE PEDRAS
Pisos de pedras naturais possuem alto poder de absorção, e, por isso, não suportam produtos muito concentrados. Portanto, é preciso ter muito cuidado na hora de limpá-los. O primeiro passo é aspirar ou passar uma vassoura de cerdas macias, a fim de retirar todo o pó. Em seguida, indica-se a mistura de água e detergente neutro, que complementam a limpeza. Para dar um brilho extra, pode ser acrescentado 3 colheres de vinagre branco à mistura.
PISOS DE PASTILHA
Uma das grandes vantagens das pastilhas é que elas não absorvem produtos com facilidade como os pisos comuns e, consequentemente, não encardem ou mancham com frequência. No entanto, por serem muito utilizadas em cozinhas e banheiros, é preciso manter uma rotina de limpeza constante. A solução de água com detergente neutro é a mais indicada para a lavagem desse tipo de piso e pode-se aplicá-la com um pano ou uma esponja. Indica-se também a utilização de uma escova de dentes para limpar as áreas mais difíceis, como os rejuntes e cantos.
PISO DE CARPETE
A limpeza dos carpetes requer atenção especial - principalmente para quem sofre com alergias, já que o acúmulo de poeira é maior e a limpeza deve ser frequente. Para limpá-lo, deve-se utilizar aspirador de pó, fazendo, sempre, movimentos leves e sem esfregar no piso. Depois, passar pano úmido e finalizar com pano seco.
PISO DE CIMENTO QUEIMADO
Cada vez mais os pisos de cimento queimado vêm ganhando destaque nos grandes projetos de arquitetura e decoração. Mas, embora seja um piso durável, resistente à impactos e simples de limpar, alguns cuidados são necessários para mantê-lo em bom estado e evitar seu desgaste a longo prazo. Antes de tudo, é importante remover a sujeira acumulada com uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó. Depois, utilizar detergente neutro, água morna e um pano limpo ou aspirador de pó.
PRODUTOS NÃO INDICADOS PARA TODOS OS TIPOS DE PISOS
Produtos químicos e abrasivos, como água sanitária, desinfetantes, cloro e outros tipos de ácidos não devem ser utilizados nunca, pois tendem a deixar a superfície porosa e mais suscetível a manchas, prejudicando, assim, a durabilidade e aparência dos pisos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração