Casa em reforma na maioria das vezes causa muita dor de cabeça. Mesmo organizando todo o ambiente, sempre aprece um ou outro respingo de tinta pela casa e a limpeza não é uma tarefa fácil. Para te ajudar, o iBahia separou cinco dicas de ouro para tirar até as pequenas sujeirinhas.
Tinta no chão
Pintar as paredes sempre vai fazer com que respingos de tinta caíam no chão. Toda a bagunça vira um trabalho dobrado na hora de limpar. O certo é tirar a sujeira assim com a tinta ainda está molhada, com detergente neutro.
Leia mais:
Caso a tinta já esteja seca, a dica de ouro é usar uma misturinha de água, sabão e álcool isopropílico é. Em situações mais difíceis combine vinagre e bicarbonato de sódio, deixe agir por alguns instantes e depois esfregue com uma esponja macia.
Tinta no vidro
Às vezes mesmo redobrando os cuidados, a tinta acaba respingando nos vidros da casa. Da mesma forma que acontece com o chão, as soluções podem ser diferentes, mas funcionam da mesma maneira. Em alguns casos, a limpeza precisa de uma "raspagem" e arranhar as janelas não é uma boa ideia.
Nesse caso, vale deixar a tinta de molho. Então, use a misturinha acima aliada ao guardanapo. Depois de um tempo, use uma lâmina de limpeza ou até mesmo um um raspador, mas nada de muita força. Use o sempre o mesmo sentido com cuidado para não estragar o vidro.
Tinta na janela
Em alguns casos, o canto do material que reverte a janela é atingido pelos respingos de tinta. Sendo assim, vale um cuidado para cada um. No caso das janelas de madeira, use a misturinha de detergente neutro, mas com pouca água. Logo após passar o pano é ideal usar um secador.
As janelas de alumínio precisam de um cuidado maior. Caso a tinta esteja seca, use a misturinha de álcool, vinagre branco e água. Na hora de aplicar, use um pano úmido com a solução.
Limpeza da parede
Pintou a parede há pouco tempo e alguma coisa manchou? Quem tem crianças em casa já teve que lidar com pés ou canetas na pintura nova. Neste caso, a forma correta de limpar depende da região. No caso de superfícies mais escuras, evite o lado verde da esponja, ele pode causar arranhões.
Se a ideia for limpar paredes externas, aplique a misturinha de álcool e vinagre. Mas antes de qualquer tentativa vale sempre usar um pano úmido e detergente neutro, para evitar esponjas no processo de limpeza.
Tinta em tecidos
Mesmo cobrindo os móveis, acidentes podem acontecer. Neste caso, a limpeza varia a cada tecido. Se a tinta acabou caindo no sofá, imediatamente remova o excesso com uma colher ou espátula, deixando somente a camada bem fina.
Use o pano limpo com um pouco de água para facilitar a remoção. Cuidado com os produtos usados. A depender do material, algumas manchas podem piorar.
No caso da mancha em roupas, deixe a peça de molho na misturinha de bicarbonato de sódio junto e vinagre.
Leia mais sobre Casa e Decoração em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias