Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Biblioteca gratuita será inaugurada em Praia do Forte

• 21/10/2010 às 17:49 • Atualizada em 29/08/2022 às 0:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A região de Praia do Forte, localizada no município de Mata de São João, Litoral Norte da Bahia, ganhará nesta sexta-feira (15) a Biblioteca Ler é Saber Escola Municipal São Francisco. A iniciativa é do Instituto Brasil Leitor (IBL) juntamente com a prefeitura do município. “Nosso coração é movido pelo estímulo da leitura, conversamos com o prefeito e escolhemos o local ideal”, conta William Nacked, diretor geral do IBL, criador e gestor do projeto. O evento será realizado às 11h e terá a presença do cantor e compositor Carlinhos Brown, do velejador Pierre Schürman, que realizou a volta ao mundo em um veleiro, o diretor e autoridades locais.
“A biblioteca gratuita será inaugurada com 2.200 livros disponíveis para empréstimo e terá até o final do ano, 2.500 exemplares, divididos em vários segmentos da literatura”, explica William. Os livros vão desde literatura brasileira, auto-ajuda, best-seller, até infanto-juvenil, filosofia e religião. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Os moradores poderão fazer o cadastro gratuito através da apresentação do documento de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. O IBL pretende fundar cerca de dez novas bibliotecas entre adulta, infanto-juvenil e primeira infância, na região. “Esta primeira sede, que será inaugurada em Praia do Forte, é adulta e não didática. Ela será apenas o início desse processo de estímulo à leitura”, ressalta o diretor. Este projeto de incentivo já passou por diferentes cidades e fundou bibliotecas gratuitas em locais como metrôs, hospitais e centros culturais. O projeto foi considerado um dos maiores deste segmento no Brasil. “Até final do ano, um milhão de livros da IBL serão emprestados em todo o país”, informa William.
O diretor conta que há um outro projeto do grupo em andamento no município de Mata de São João. Trata-se da restauração e dinamização do Castelo Garcia D’Ávila, além da modernização do Centro de Visitantes e da Reserva Sapiranga. Uma realização da Associação Museus e Casas de Cultura do Brasil (AMCCB). “O objetivo é inserir estes locais no destino turístico”, finaliza William.
Foto: Correio*

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias