Especial 2018

Cinco dicas para mudar de profissão

Passar a vida toda em um emprego é uma opção pouco provável no mercado de trabalho

Bruno Rosa. da Agência O Globo
- Atualizada em

Atualmente cada vez mais as pessoas estão procurando novas profissões, mesmo os que construiram uma carreira de sucesso em outra área. Passar a vida toda em um emprego é uma opção pouco provável no mercado de trabalho. Confira dicas essenciais para tomar a decisão de mudança:


1. Pesquisar o setor

Antes de mudar de profissão, é preciso analisar economicamente o novo segmento. É necessário saber se essa nova área está se saindo bem durante a crise e se há potencial de crescimento, demanda e quem é o consumidor. (Reportagem de Bruno Rosa)

2. Planejamento financeiro

O empresário ou empreendedor deve fazer um planejamento financeiro antes de se aventurar. É preciso saber quanto terá para investir até o negócio conseguir gerar receita

3. Concorrência

É preciso saber se o segmento no qual você vai atuar há muitos concorrentes e como eles estão posicionados. O ideal é buscar algum diferencial para seu produto e serviço.

4. Sócios

É preciso definir o que cada um dos sócios vai fazer e a percentagem de lucros a ser dividida. O ideal é colocar tudo no papel para evitar brigas. Hoje esse é um dos principais problemas das empresas.

5. Fazer o que gosta

Procure fazer o que gosta, pois isso deve ser a base de qualquer projeto ou iniciativa, mas, em situações de instabilidade econômica, os riscos devem ser cuidadosamente calculados