Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Como criar um site de notícias de qualidade

Ao utilizar as plataformas certas para isso, você tem condições de criar um site para a sua empresa ou um site pessoal

Redação iBahia • 29/06/2018 às 17:41 • Atualizada em 27/08/2022 às 6:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento

Você sabe como criar um site? Não é difícil, porém para essa tarefa você pode contar com auxílio de ferramentas apropriadas. Elas são práticas e intuitivas, possibilitando que você crie o seu site em pouco tempo.

Ao utilizar as plataformas certas para isso, você tem condições de criar um site para a sua empresa, ou um site pessoal ou quem sabe um site para tratar de um assunto que você aprecia e é especialista.

Leia mais:

Uma das possibilidades hoje em dia é poder criar e administrar um site de notícias. Inclusive, caso você invista na qualidade desse site, ele poderá render um bom retorno financeiro.

As vantagens de manter um site de notícias
Não é novidade para ninguém saber que as pessoas buscam informações sobre tudo na Internet. Algumas informações podem ser a respeito de assuntos específicos ou por puro entretenimento.

Em muitos casos, as informações procuradas estão relacionadas a métodos práticos para solucionar algum problema doméstico, como consertar uma torneira ou pintar uma parede.

A Internet é um ambiente onde há uma intensa disseminação de informações. Por essa razão, ter um blog de notícias se torna uma maneira relevante para você se comunicar com um grande público.

Não por acaso, os métodos como a prática jornalista é conduzida e pensada dentro das possibilidades que a Internet oferece. Por isso as grandes emissoras de rádio e TV, os grandes jornais e revistas do mundo inteiro possuem seus canais na web.

Caso você tenha um site de notícias dotado de uma estrutura de qualidade e com atualizações constantes, você pode angariar um público leitor e, dessa maneira, pensar em métodos para monetizar o seu projeto.

A criação de um site de notícias
O procedimento para criar um site de notícias não é diferente do processo para a criação de algum outro tipo de site. Nesse caso você deve optar por um domínio, um serviço de hospedagem de sites e também contar com uma boa plataforma.

Existem várias plataformas que são eficientes para você administrar o seu site. Entre elas estão o Wordpress, o Weebly e o Joomla!. O Wordpress é uma das mais recomendadas por contar com uma excelente estrutura.

Para criar um site de notícias que seja notável pela qualidade, você deve seguir os seguintes passos:

Estabeleça um foco
O seu site de notícias irá abordar que tipo de notícia? Essa é uma indagação pertinente, pois os temas são bem variados, podendo ser especializado em informações sobre esportes, política, economia, ciência ou cultura.

Ainda assim, se você considerar mais conveniente, pode até mesmo segmentar ainda mais as possibilidades. Se for de esporte pode ser um site voltado apenas para uma modalidade. Caso seja sobre cultura, pode ser voltado para a literatura, inclusive, para apenas um tipo de gênero literário.

Em uma época em que empresas das mais variadas áreas buscam a segmentação do público, um site de notícias contemplando um tema específico é uma excelente ideia. Inclusive, isso facilita a administração e a atualização do site.

Vale salientar que o seu site de notícias também poderá ser como um portal bem mais abrangente, trazendo informações e curiosidades a respeito de todos os temas ou sobre atualidades.

Porém, esse tipo de abordagem exige um serviço de hospedagem de site de excelente qualidade, bem como é recomendado contar com uma equipe responsável por apurar as notícias e publicá-las.

Escolha um bom visual
Assim como qualquer projeto web, um site voltado para notícias deve também contar com um visual adequado, com links e imagens devidamente posicionados para facilitar a navegação dos leitores.

Um bom site de notícias deve ter navegação fácil, links e menus devidamente bem localizados. Isso torna a navegação mais ágil e organizada.

Além disso, contar com um design responsivo facilita o acesso dos leitores ao seu site, tendo em vista que atualmente o acesso mobile representa grande parcela do tráfego.

A utilização das mídias adequadas
Atualmente a Internet é capaz de reunir em um único local: textos, imagens, vídeos, infográficos e outros formatos de mídia.

Por isso, é interessante, nesse caso, explorar esses recursos em seu site de notícias a fim de oferecer recursos que facilitam a experiência do leitor.

A utilização de reportagens em vídeos, entrevistas em arquivos de áudio, infográficos com legendas, todos esses e outros elementos, tornam o seu site mais dinâmico e atrativo.

Não se esqueça da atualização constante
Trabalhar com notícias requer muito dinamismo e o domínio de conhecimentos de jornalismo.

Outro ponto importante é manter a atualização periódica do seu site sempre levando em conta a apuração bem feita dos fatos noticiados.

Além disso, a veracidade do conteúdo é fundamental para que um site de notícias tenha a qualidade que você deseja transmitir e a confiança que os leitores esperam.

Conclusão
Vivemos em uma época em que, graças a Internet, a circulação de informações está cada vez mais rápida. Por essa razão que um site de notícias hoje se tornou um dos meios mais eficientes e influentes para transmitir informações.

Caso o seu site de notícias tenha um bom número de acessos e leitores, lembre-se que você poderá obter lucros com ele. Portanto, pensar na qualidade do seu site com certeza é um bom investimento.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias