Arte e Decoração

Cozinha pequena: dicas para um espaço prático e funcional

Para arquiteta é importante é priorizar uma boa circulação

Ana Carolina Diniz, da Agência O Globo

Uma cozinha pode ser prática e funcional mesmo que seu tamanho não ajude. O importante é priorizar uma boa circulação. A arquiteta Cyntia Sabat salienta que o ideal é começar por uma boa disposição de móveis e eletrodomésticos. Se o espaço for usado como cozinha, copa e área de serviço, a atenção para a distribuição dos itens deve ser redobrada.

— O ponto de partida é saber a metragem certa da cozinha e, daí, pensar no tamanho dos móveis e eletrodomésticos. Não vale a pena em uma cozinha pequena, por exemplo, pôr uma geladeira muito grande. Ela só irá atrapalhar as funções do dia a dia. O ideal é usar prateleiras e armários na medida certa: armários para as louças, por exemplo, e prateleiras para a disposição de adornos e organização de mais itens.

Invista em eletrodomésticos e produtos de design que podem ser funcionais e decorativos, aconselha a arquiteta Bianca da Hora.

"Você encontra, por preços acessíveis, eletrodomésticos coloridos, que fogem do tradicional branco ou inox".

Um ponto de destaque de cor também faz a diferença. Vale investir em um detalhe colorido entre a bancada e o armário, ou em um móvel com uma cor marcante.

"Para não pesar, sugiro manter o restante da decoração em tons neutros, como branco, cinza ou madeira".