Arte e Decoração

Dicas para montar a mesa posta

Dicas infalíveis para montar uma mesa posta para as mais diversas ocasiões e surpreender no servir!

Especial de Conteúdo

Uma mesa bem arrumada é capaz de deixar as refeições muito mais prazerosas e prolongar a permanência das pessoas na mesa. Para isso, vale contar com itens para mesa posta, como copos, taças, talheres, têxteis e muito mais. 

Além disso, é importante ressaltar que cada ocasião pede por uma mesa posta diferente. Pensando nisso, separamos dois tipos de mesa posta para te ensinar a montar e surpreender na hora de apresentar as refeições. Confira! 

Como montar uma mesa posta simples? 


Antes de mais nada, disponha uma toalha de mesa, jogo americano ou sousplat. Caso escolha as duas últimas opções, lembre-se de que será necessário ter uma peça para cada convidado. Já para a toalha, basta verificar seu comprimento para que as pessoas não tropecem.

Feito isso, é hora de organizar os pratos de acordo com o menu que será apresentado. Os pratos menores devem ficar sobre os maiores e o modelo de sobremesa deve ser disposto apenas após a refeição principal. 

Em seguida, disponha os talheres. Os garfos ao lado esquerdo, seguindo a ordem do menor para o maior e de fora para dentro, e as facas e colheres do lado direito, também seguindo a recomendação de tamanho. 

Por fim, disponha os copos e taças, que devem ser colocadas a partir da última faca. O primeiro modelo deve ser a taça de vinho, depois a de vinho branco e, por último, a de água

Como montar a mesa posta completa? 

A grande diferença da mesa posta completa para o modelo mais simples é que ela possui uma quantidade maior de pratos que vão ser servidos no menu. Por isso, a quantidade de garfos, talheres e pratos é muito superior. 

Vale seguir todas as dicas citadas acima, adicionando apenas alguns detalhes, como um prato menor para os petiscos e uma taça a mais para degustar sucos ou drinks especiais.