Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Encha a parede de quadros: conheça a tendência galery wall

É possível dar um ar elegante ao seu apê através de obras emolduradas

Redação iBahia • 13/04/2020 às 20:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 18:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Você já ouviu falar de galery wall? O formato de decoração é tendência e consiste em usar a parede para enchê-la de quadros. A jornalista e designer de interiores Jéssica Filla de Souza separou algumas dicas de como organizar a nova decoração da melhor maneira possível, em lista montada para o UOL. Confira:
1. Antes de pendurar, organize-os
Jéssica sugere que, antes de colocar os quadros no lugar desejado, vale pensar em como organizá-los. Para isso, o ideal é colocar no chão ou em cima de uma cama para decidir onde cada obra vai ficar.
Cada quadro vale ficar a uma distância de 10 a 15 cm um do outro. "Meça também o tamanho total que os esses quadros juntos vão ocupar na parede, tanto na largura, quanto na altura. Feito isso, faça a marcação com lápis na parede", ensina.
2. E se não estiver com a coleção completa?
Caso ainda não tenha todos os quadros que deseja, não se preocupe. Coloque as que já tem primeiro e, a medida que for ganhando novos, é possível encaixá-los na melhor posição, como indicado no tópico 1.
3. Não se apegue a tamanhos e estilos
A montagem da galery wall não tem uma grande regra. O indicado é seguir o seu gosto. "Galerias mais modernas e irreverentes costumam ter quadros com tamanhos diferentes e dispostos tanto na horizontal, quanto na vertical. Agora, se quer algo mais clássico, pode optar por tamanho e molduras iguais", recomenda Jéssica.
Foto: Divulgação/@de.aluguel
4. Vale ir até o teto
Se a dica dos 10/15 centímetros se aplica para distância de um quadro para o outro, isso também vale o teto. Outros objetos e elementos podem seguir a regra também, como rodapés e móveis.
5. Cuidado com o sol
Para montar a sua galery wall, evite lugares com exposição ao sol. "A tela pode perder a sua cor com passar do tempo e as molduras, ficarem danificadas", alerta Jéssica. Também por isso, o ideal para montar a arte é sempre em partes internas da casa.
6. Mais que quadros
A designer explica que a galery wall não precisa ser feita apenas de quadros. "Pratos e outros objetos decorativos também podem ser pendurados juntos. Eles trazem relevo e ficam supercharmosos", indica.
7. Dê a sua cara
Além de objetos diferentes, vale emoldurar lembranças especiais também. Uma recordação de viagem, algum objeto simbólico de uma relação, um artigo de família são bem vindos na parede. "A casa é um reflexo de quem você é. É a sua personalidade transformada em matéria. Por isso, ela precisa contar a sua história", diz Jéssica.
8. Uma boa galeria pede uma boa iluminação
A preocupação vai além dos quadros e itens emoldurados. Fique ligado na iluminação da parede. Spots de luz no teto, logo acima dos quadros, vão criar o efeito "wall washing". "Vai parecer que aquela luz está lavando a parede, dando um destaque incrível, chamando ainda mais atenção à sua galeria e tornando-a um ponto focal no ambiente", defende Jéssica.
9. Parede colorida também vale
A galery wall não é exclusividade de parede branca. Ela pode ficar muito bem em paredes coloridas, principalmente se um quadro tiver o mesmo tom da pintura. Vale sempre colocar um quadro na mesma paleta de cores do ambiente.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração