Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > dia das mães
Whatsapp Whatsapp
DIA DAS MÃES

Procon dá dicas para as compras de Dia das Mães

Pesquisa de preços e lojas é a principal orientação do órgão

• 22/04/2016 às 12:01 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Para evitar dores de cabeça no momento de comprar o presente do Dia das Mães, o Procon orienta que os filhos pesquisem antes de ir às compras. É importante estar atento aos preços, formas de pagamento e à credibilidade do estabelecimento que vende o produto.
O primeiro passo é fazer uma pesquisa de preços, já que eles costumam aumentar nessa época. A orientação do órgão é que o consumidor não comprometa mais de 30% da sua renda com o presente, para evitar endividamentos.
Um dos fatores que gera maiores questionamentos nessa época do ano é a forma de pagamento. O comerciante não pode limitar o valor da compra quando ela for paga com cartão de crédito, como acontece em alguns lugares. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, essa prática é ilegal e deve ser denunciada. As denúncias podem ser feitas por e-mail ([email protected]) ou telefone (71 3322-5275).
Trocas
A troca de produto é uma cortesia oferecida pela loja ou fabricante, por isso é preciso ficar atento à política de cada estabelecimento. O ideal é que o consumidor se informe com o vendedor antes de efetuar a compra. A troca só é obrigatória quando o produto comprado apresenta defeito. Nesse caso, ela deve ser feita dentro do prazo de 30 dias.
Caso a compra tenha sido feita pela internet, o comprador tem direito ao arrependimento. Após receber a mercadoria, o cliente tem sete dias para fazer a devolução do produto.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM DIA DAS MÃES :

Ver mais em Dia das Mães