Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Queridinho da casa: como fazer o home theater ideal para seu lar

Especialistas dão dicas para montar um ambiente estiloso e confortável

Redação iBahia • 28/04/2020 às 17:58 • Atualizada em 27/08/2022 às 8:15 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Em tempos de quarentena, a televisão pode ser melhor amiga de muitas pessoas. Seja para acompanhar as notícias ou fugir delas, através de um filme ou videogame, por exemplo, o importante é ter um espaço confortável para se entreter, o home theater dos sonhos.
Não pode faltar um sofá confortável, os equipamentos e, claro, a TV. Para ajudar a montar o seu home theater, os arquitetos Renato Andrade, Erika Mello e Karina Korn separaram pontos que devem ser considerados no projeto.
Sentar-se com toda comodidade
Os profissionais concordam que esse ambiente deve ser um dos mais confortáveis da casa. Nada de sofá com assento rígido ou com assento estreito! O arquiteto Renato Andrade indica os mais macios, obtidos por meio de espuma com baixa densidade. “Tudo depende do tamanho da sala, porém quanto mais espaçoso ele for, melhor. É preciso considerar a flexibilidade do uso, já que o morador pode optar ou estar sentado ou deitado, com a possibilidade de esticar (ou não) as pernas”, destaca.
Apoio para os pés, almofadas e chaises são bem-vindos para a composição do espaço. Pufes também são legais porque podem ajudar como um assento extra quando receber amigos em casa. “Dependendo da família, um tapete bem confortável pode ser um trunfo na hora de assistir com os filhos. Muitas vezes é uma delícia ficarem todos jogados no chão”, revela Erika.
Sofá com chaise ajuda a descansar as pernas (Foto: Luis Gomes)
Móveis que compõem a estrutura do ambiente
Além do sofá, o home theater também é composto pelo painel e rack, fundamentais para sustentar a TV e abrigar os equipamentos. “Em ambientes pequenos, pode-se optar pelo rack suspenso ou apenas um painel”, explica Karina Korn.
Mesas laterais e banquetas deixam o momento mais prazeroso e organizado, já que até na sala de cinema encontramos onde posicionar o copo do refrigerante. “Sempre recomendamos mesinhas leves para serem posicionadas conforme a conveniência do momento”, explica Renato. A depender do projeto, ainda deve-se considerar a escolha de aparadores laterais ou até mesmo para as costas do sofá.
Mesas laterais são bons auxílios para copos e pratos (Foto: Luis Gomes)
TV e acústica do ambiente
A arquiteta Karina Korn explica que a TV, dependendo de seu tamanho, costuma ser instalada em uma altura entre 60 e 70 cm do piso até sua base. “Assim, o olhar do espectador sentado é direcionado ao centro do aparelho”, completa. A altura das caixas de som do home theater também faz toda a diferença: elas devem ser instaladas na altura do ouvido, considerando a condição de uma pessoa sentada no sofá. “Dessa forma, a projeção do som é otimizada”, acrescenta.
Cores e composição
Para as cores, Erika Mello sugere tons mais invernais, que são aqueles que se aproximam do cinza. “Paredes com algum tipo de textura irregular podem ser interessantes para não reverberar o som”, completa.
A iluminação deve ser pensada de forma setorizada para que os reflexos na tela e os incômodos causados pela luz sejam evitados. As cortinas ou persianas com tecidos black-out colaboram para diminuir a incidência de luz natural e são perfeitas para os momentos de cinema em casa.
Os fios à mostra não proporcionam uma aparência interessante para o espaço. Dessa forma, a sugestão é planejar a automação, iluminação e a escolha dos aparelhos para evitá-los. “Os painéis de marcenaria são práticos e uma boa solução para isso”, finaliza Karina Korn.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração