Educação

Ranking de melhores universidades da América Latina deixa Bahia fora do top 50

A Unicamp ultrapassou a USP, vencedora do ano passado, e ficou em primeiro lugar

Redação do Correio 24 Horas
A Bahia não tem nenhuma universidade entre as 50 melhores da América Latina. Divulgado nesta quinta-feira (20), o ranking Times Higher Education Latin America University Rankings (THE) de 2017 conta com 18 instituições brasileiras – e nenhuma baiana. Este ano, a primeira colocada foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), seguida da Universidade de São Paulo (USP). 
Foto: Reprodução
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) é a única baiana entre as 81 instituições que foram avaliadas, mas não conseguiu classificação para o top 50. A Uneb ficou entre o 71º lugar e o 81º - no ranking, é listada como ‘71+’. Já a Universidade Federal da Bahia (Ufba), principal instituição de ensino superior do estado, sequer aparece na seleção. A assessoria da Ufba foi procurada pelo CORREIO, mas ainda não emitiu posicionamento. Nenhum represente da Uneb foi localizado até a publicação. 
Queda brasileira
De acordo com os organizadores, o THE avalia as universidades em 13 aspectos, incluindo ensino, pesquisa e perspectivas internacionais. Das 81 universidades da lista, 32 são brasileiras. No entanto, o próprio THE destaca que, entre o top 50, o país vem perdendo espaços. No ranking do ano passado, eram 23 brasileiras entre as 50. Em 2017, o número caiu para 18. Também foi a primeira vez que a Unicamp assumiu a liderança. Em 2016, a USP era a primeira colocada. 
O THE explica que algumas universidades da América Latina não foram listadas devido ao fato de que escolheram não se inscrever, fornecendo informações sobre as instituições. A inscrição é gratuita, mas universidades que não encaminham os dados necessários não aparecem nos rankings. Confira as 10 melhores universidades da América Latina: 

1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil
2. Universidade de São Paulo (USP) – Brasil
3. Pontifícia Universidade Católica do Chile – Chile
4. Universidade do Chile – Chile
5. Universidade dos Andes – Colômbia
6. Instituto de Tecnologia e Ensino Superior de Monterrey - México
7. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Brasil
8. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil
9. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Brasil
10. Universidade Nacional Autônoma do México – México
Para conhecer o ranking completo, visite o site do THE