Tecnologia

Sete dicas para organizar a vida digital

Escolher um serviço de nuvem adequado e manter perfis limpos estão entre os pontos

Agência O Globo
- Atualizada em

Foi-se o tempo em que a gente perdia horas organizando somente papelada. Hoje, é preciso também reservar momentos para deixar a vida digital em ordem. Autora do livro "Conexão essencial", Gabriela Brasil dá sete dicas para deixar e-mail, fotos e contas em redes sociais longe da bagunça.


Notes e desktops em pastas

Organize seu computador por áreas, pastas e subpastas de acordo com as suas áreas de atuação e projetos. Fuja de pastas no estilo “miscelânea”, que só serve para depósito de toda tralha virtual. Raramente, há uma classificação do que está por ali. Opte por classificar suas pastas por datas ou contextos.

E-mails sob controle

Não deixe sua caixa de mensagens controlar o seu tempo. Organize os e-mails por pastas que levem à próxima ação, como “cobrar retorno” ou “responder hoje”. Use o aplicativo Unroll.me para se descadastrar de newsletters que você não tem mais interesse em recebe

Faça um index inteligente

Organize suas fotos por eventos e por ordem de tempo. O nome da pasta com as fotos da viagem para San Francisco pode ser 2015_San Francisco. Assim, quando você for buscar por 2015, aparecerá tudo relacionado a este ano. Outra opção é sincronizar o celular na nuvem e manter tudo online, pelo Dropbox, iCloud ou Google Fotos.

Redes sociais

Limpe seus perfis. Reveja contatos e as páginas que você segue. Delete, descurta, bloqueie jogos e aplicativos, mas não deixe coisas de que você não precisa ocupando espaço no seu feed de notícias.

WhatsApp em ordem

Use o recurso de marcar as mensagens favoritas. Avalie se precisa receber notificações na tela bloqueada. Conversas importantes podem ser enviadas para o seu e-mail. Desative o download automático de arquivos.

Tem tempo para tudo

Estabeleça hora para checar notificações. Isso otimiza o tempo e impede que você fique indo e voltando às mensagens. Utilize um agregador como o Franz, que reúne vários aplicativos de mensagens em um só lugar.

Olho na nuvem

Escolha o serviço de nuvem que se comunica melhor com o seu sistema operacional. Para usuários de Windows, recomenda-se o One Drive. Usuários iOS e OS optam pelo iCloud. Fazer backups na nuvem não só permite a cópia de segurança como facilita o acesso pelo tablet ou pelo celular, de qualquer lugar.