Comportamento

Veja 5 dicas para fugir das dívidas no feriadão

Sugestões são essenciais para evitar acumulo de boletos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

É comum que muitas pessoas aproveitem o feriadão para viajar, descansar ou até mesmo fazer compras. E é aí que mora o perigo. Por vezes, muita gente acaba endividada por não saber controlar o impulso e acaba se desequilibrando na hora da fatura. E é por isso que Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros e da DSOP Educação financeira dá cinco dicas para não se descontrolar no 7 de setembro.

Foto: Reprodução
1 - Saiba o que vai gastar

É importante que tudo seja anotado com antecedência, tanto o que se vai gastar antes, quanto o que se vai gastar durante e depois. É interessante fazer uma pesquisa dos melhores preços, pacotes e condições de pagamento nos locais que se pretende visitar.

2 - Guarde uma grana

Nem sempre as coisas acontecem como planejamos: imprevistos podem surgir e é necessário estar preparado com antecedência. É interessante manter uma reserva para eles.

3 - Controle os impulsos

Todo cuidado é pouco na hora de gastar. Aquela bolsa ou mochila bonitona pode esperar se você não estiver precisando de uma por agora. As coisas tendem a aumentar de preço em datas comemorativas e feriados.

4 - Aproveite a sua cidade

Nem sempre o dinheiro está disponível para uma viagem. Que tal conhecer lugares que você nunca foi, mas dentro da sua própria cidade? Em Salvador, por exemplo, lugares como Santo Antônio Além do Carmo e São Tomé de Paripe são boas pedidas.

5 - Planeje os feriados com antecedência

Comprar passagens com antecedência pode ser uma boa pedida. Ficar de olho em sites que alertam quando um preço está bem abaixo do mercado é uma boa.