Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Veja cuidados com instalações elétricas durante o home office

Boas opções para esconder fios são as canaletas de PVC, para organizar o “caminho” dos fios, e a eletrofita, que consegue ser emassada e pintada

Redação iBahia • 04/09/2021 às 13:20 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Ambiente arrumado, mente atenta. Esse virou o mantra de muitos que transformaram a casa em local de trabalho. Depois de um ano e meio de pandemia, ainda há quem esqueça os cuidados com o acúmulo de eletroeletrônicos e os perigos de curto circuito em caso de sobrecarga de tomadas. Junto a isso, também não podem esquecer do essencial: manter a qualidade de vida.
O engenheiro eletricista João Carlos Lima explica que, em contexto de home office, é comum pessoas sobrecarregarem pontos de tomada devido ao acúmulo de instalações, o que pode se tornar perigoso, se feito de forma descuidada. Nesse cenário, segundo ele, pode haver um curto circuito, o que é irreversível.
— Muitas pessoas usam benjamins para conseguir maior aproveitamento da tomada, mas isso acaba sobrecarregando o ponto e superaquecendo, e começa a transferir calor para a fiação e pode comprometer os equipamentos por excesso de temperatura — explica.
Como solução, ele recomenda que prédios e casas mantenham o Interruptor Diferencial Residual (IDR) em dia, para evitar a fuga de corrente, que pode levar à sobrecarga e possível curto circuito. Também há a proteção com o Dispositivo de Proteção contra Surto, que evita que picos de corrente, como a movimentação de elevador ou raios, afetem a eletricidade de casa.
Na parte estética, a vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio, Luciana Mayrink, conta que boas opções para esconder fios são as canaletas de PVC, para organizar o “caminho” dos fios, e a eletrofita, que consegue ser emassada e pintada. Para os ousados, é possível incluir os fios como decoração do ambiente:
— Hoje em dia, está muito a moda o estilo industrial, com tubulações aparentes e fios expostos, e por que não colocar na decoração? Ainda facilita a instalação de novos pontos de elétrica porque tudo está exposto — explica.
Ergonomia é prioridade
Para quem trabalha de casa, não bastam os cuidados com instalações elétricas. É importante ter atenção com a ergonomia e a disposição do ambiente para aumentar a produtividade. A arquiteta Luciana Mayrink conta que o principal cuidado deve ser com a posição do corpo.
Segundo ela, o ideal é comprar cadeira ergonômica, suporte para os pés e mesa na altura dos braços dobrados. Na mesa, idealmente posicionada ao lado da janela (para evitar excesso de luz nos olhos), é bom deixar só o essencial e manter o monitor sempre na altura dos olhos, para não forçar a coluna.
Outra dica é ter um espaço exclusivo para o trabalho, para separar as atividades feitas em casa:
— É importante separar psicologicamente o trabalho do convívio familiar e de descanso. Se não conseguir, pode colocar uma espécie de separação, como biombo ou uma planta — recomenda.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração