Em “Duas caras”, que acaba de entrar para o catálogo de novelas do Globoplay, a casa de Adalberto (Dalton Vigh) e Maria Paula (Marjorie Estiano) chama atenção. Mas um cômodo específico rouba a cena com uma supermesa de sinuca como protagonista. E aí a gente se pergunta: trata-se de uma sala de TV, uma sala de estar, um salão de jogos? Podemos dizer que os três! A adoção de ambientes multiusos são sempre uma ótima ideia para equalização de espaços.
No cenário da trama, a mesa segue a linha de tons neutros e clássicos como toda a decoração do cômodo. Nem sempre isso é uma regra, mas de fato, se o ambiente for multiuso e o intuito é que tudo “converse” entre si, faz sentido que todo o mobiliário decorativo e funcional tenha a mesma linguagem. Há quem ainda use a mesa não só para jogos, mas também para outras funções.
Muitas vezes achamos que ao compor um espaço com uma mesa de sinuca, grande e volumosa, perdemos metros quadrados para móveis mais importantes. Veremos a seguir um projeto lindo onde o objeto foi bem alocado e tornou o ambiente integrado, interessante e superfuncional.
Diversão
Nesta morada na Zona Sul de São Paulo, 300m² distribuídos em um terreno de 1.800m², a arquiteta Sandra Sayeg Tranchesi encarou o desafio de uma família composta por um casal com três filhos adolescentes. Eles viviam numa casa grande de condomínio fechado e tiveram a oportunidade de comprar um terreno vizinho, na parte detrás, que foi anexado à propriedade para se tornar um complexo de lazer. Foi para lá que foi pensada essa sala de TV com dupla função.
Para melhorar a integração com a casa principal, que tem uma arquitetura muito característica, a profissional optou por projetar pavilhões independentes com linhas retas, interligados por pisos de pedras entremeados de grama, decks e pergolados.
Além da ampla piscina rodeada de jardins, projetados pelo paisagista Ricardo Vianna, da Bonsai Paisagismo, o complexo de lazer conta com três pavilhões de estilo contemporâneo, que foram construídos do zero. No segundo pavilhão, ficou o home theater com salão de jogos e vestiário aberto para o jardim.
A coluna "Casa de Novela" é assinada pelo arquiteto e urbanista Guilherme Galvão e pelo engenheiro Douglas Alexandre.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!