Pensando em mudar a decoração da casa? Você pode aprender a repaginar os móveis antigos e economizar dinheiro utilizando alguns artifícios como pintura e tecido, por exemplo. Pensando nisso, o portal iBahia entrevistou a arquiteta Thais Fonseca que tirou todas as dúvidas sobre o assunto. Confira:
De acordo com a arquiteta Thais Fonseca, a melhor forma de reaproveitar uma peça que não quer se desfazer, é dar uma nova ‘cara’ a ela ou dar um novo uso ao móvel, como por exemplo, uma velha mala ou gaveta, pode se transformar em um criado ou nicho, um tonel velho pode ser plotado e virar peça decorativa.
Já para quem enjoo de uma determinada pela e quer dar uma nova roupagem, a especialista relata que dependendo do tipo de móvel, pode ser lixado e passado verniz (se ele for de madeira maciça), pode-se pintar com novas cores, usar puxadores coloridos, forrar com tecido, trocar o estofado. Se for uma mesa, pode colocar um vidro, por exemplo.
Segundo a arquiteta, se por caso a pessoa queira repaginar um móvel, mas não quer gastar muito, uma boa ideia é ele mesmo mudar o objeto como, lixar e pintar que não dão muitos gastos.
“Outra dica é usar a plotagem. Existem diversas cores e estampas e é de fácil instalação e custo e transforma muito a peça antiga, que podem ser feitas também em eletrodomésticos antigos”, disse Fonseca.
Em relação a móvel quebrado e que se pode reaproveitar, a especialista conta que objetos quebrados não são bons de manter em casa e que caso isto aconteça, uma solução é recorrer a uma pessoa que faz restauro ou um marceneiro para trocar o pé, o puxador ou as dobradiças.
Para finalizar, questionada sobre quais são os melhores de itens de decoração para ajudar a repaginar alguma peça, ela conta que espelhos deixam qualquer móvel um luxo. Além de puxadores, que também elevam o valor do móvel e podem ser de porcelana ou algo mais moderno, o uso de azulejos colados também fica super charmoso e com personalidade.
*Sob supervisão da repórter Isadora Sodré
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!