Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Concurso para diplomata pagará R$ 12,9 mil

Os interessados devem ter formação superior em qualquer área

• 11/06/2013 às 12:01 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O Ministério das Relações Exteriores deverá publicar em breve, o edital do seu concurso público com 30 vagas para ingresso no Instituto Rio Branco, responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros que trabalharão no Itamaraty, sede do ministério. Os interessados devem ter formação superior em qualquer área e os salários serão de R$12.962,12.
De acordo com o Folha Dirigida, o concurso terá quatro fases. A primeira será a prova objetiva, com questões de Português, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público. A segunda etapa compreende avaliação discursiva de Português. Haverá ainda uma redação, com a extensão de 600 a 650 palavras, e dois exercícios de interpretação, de análise ou de comentário de textos, com a extensão de 120 a 150 palavras cada um.
Provas discursivas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público são parte da terceira fase. Cada avaliação terá duração de quatro horas e será realizada em seis dias diferentes. A última fase consta de provas escritas de Espanhol e Francês.
Os aprovados na seleção ingressarão na classe de terceiro secretário, podendo ser lotado na Bahia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Belém, onde ficam os escritórios de representação regional. Os aprovados ainda poderão ser promovidos a outras cinco classes da carreira: segundo secretário, primeiro secretário, conselheiro, ministro de segunda classe e ministro de primeira classe (embaixador).

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil