Empregos

Reta final para o concurso da Embasa: veja guia com 19 dicas

Veja dicas do que fazer na última semana antes da prova e do que levar no dia

Maryanna Nascimento, do Correio 24h
- Atualizada em

Depois de serem suspensas em maio, finalmente no próximo domingo serão aplicadas as provas objetivas e discursivas do concurso deste ano da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). No total, são mais de 148 mil inscritos para  disputar 600 vagas. A função de agente administrativo, alocada em Salvador, é a de maior concorrência: uma vaga para cada 723 candidatos. Com uma disputa tão acirrada, é válido se dedicar até o limite final nessa última semana antes das provas onde pode decidir quem será aprovado e quem ficará no caminho.

Segundo Wagner Aguiar, professor de cursos preparatórios na Bahia, não adianta estudar novos assuntos faltando tão pouco tempo. “O candidato vai se angustiar e no final não vai adiantar nada. Concurso é sinônimo de preparação com antecedência”. Porém, esse não é um momento de colocar as pernas para o ar.  Wagner aconselha focar os estudos nos resumos já feitos e na resolução das provas, além de fazer simulados.  

Pesos

Quando o assunto é a ordem para responder a prova, Alan Vinícius, professor de Direito Administrativo do Acerte Concursos, chama atenção para os pesos das disciplinas. “Se você tem uma questão com peso maior, é interessante ter mais cuidado e priorizá-la”. No caso da Embasa, a prova de Conhecimentos Específicos vale o dobro da de Conhecimentos Gerais e a discursiva responde por 25% da nota total.

De acordo com Marilene Silva, professora de Português  da Casa dos Concursos, diante de tanta tensão é importante investir no emocional na semana anterior à prova. “Uma opção é fazer exercícios de respiração, ouvir músicas que relaxem, ir à praia”, indica. 

Marilene também chama atenção para os exageros na véspera da avaliação. “Não vale nem pensar em beber ou fugir da rotina. Vai que você come algo diferente e passa mal; bebe e tem enxaqueca. Qualquer coisa que o tire do habitual é complicado”, aconselha. 

Já para Julio Xavier, professor de Informática do Curso Opção, também é conveniente que o candidato se prepare para a prova no dia anterior. “É importante separar o lanche e água, levar mais de uma caneta e checar onde fará a avaliação”, orienta. 

Cartão

Segundo a empresa organizadora do certame, o IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, o cartão de convocação com o local será divulgado a partir de hoje no site da empresa. Quanto aos horários, para a função de agente administrativo, os portões estarão abertos das 13h45 às 14h45. Os que concorrem aos outros cargos farão a prova pela manhã e podem entrar das 7h às 8h. Em ambos os casos, as avaliações começam 15 minutos depois do fechamento.

O concurso da Embasa 2017 seria realizado em 7 de maio em quatro cidades do estado. Porém, em atenção a uma notificação do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA), o IBFC anunciou o adiamento das provas no dia 28 de abril. 

A mudança no cronograma e a reabertura das inscrições causaram prejuízos financeiros e aumentaram a tensão de candidatos como Fredson Menezes. O soteropolitano residente em Manaus já havia reservado passagens para ele e a esposa realizarem a avaliação na capital baiana. “Havíamos planejado tudo e de repente surgiu esse impedimento. Houve um custo de cerca de R$ 1,5 mil”, lamenta.

DICAS: O que fazer agora?

Simule: Separe 30 questões de conhecimentos gerais, 40 de específicos e um tema de redação, todos de anos anteriores. Pegue o cronômetro e deixe rolar por 4h30 enquanto responde às provas. A ideia é treinar tanto as respostas quanto o controle do tempo. 

Revise: Chegou a hora de recuperar os lembretes e marcações. Essa é a oportunidade de refrescar a memória e revisar o que já domina.

IBFC: O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação é a banca organizadora. Se ainda não a conhece, faça provas de outros concursos feitos por ela para ficar mais íntimo da linguagem da empresa.


Cartão de convocação: O cartão com o local, a sala e o horário de realização das provas estará disponível hoje no site. Caso tenha algum problema, ligue para (11) 4788-1430.

Local de prova: Você tem alguns dias para ir ao local de prova, caso ele não seja familiar. Pegue o carro ou um ônibus e faça o trajeto. Cronometre o tempo necessário para o deslocamento. Isso evita o desespero no dia da prova.

Horário: Saia de casa com um bom tempo de antecedência para não ter atrasos. Fique atento ao horário de abertura e fechamento dos portões.

Relaxe: Ouvir músicas tranquilas, ler um livro, meditar ou ir à praia ajuda a diminuir a tensão. 

... com moderação: Álcool é relaxante, mas dá ressaca e é inimigo dos concurseiros. Não cometa exageros nem na bebida nem na comida. Mantenha uma dieta leve para evitar problemas na hora ‘H’.

Sono: Não madrugue na noite anterior. Tente ter uma boa noite de sono. Músicas, incenso e uma luz morna podem ajudar.

Caneta: Não leve apenas uma caneta e lembre-se que ela precisa ser  esferográfica, transparente e de tinta preta ou azul. Além disso, escolha uma confortável e preferencialmente de ponta fina, para evitar borrões.

Folha de resposta: As 4 horas e 30 minutos  disponíveis para o concurso também precisam abraçar a folha de respostas. Reserve um tempo para ela e preencha com atenção para evitar rasuras.

Discursiva: A redação vale 30 pontos e responde por 25% do peso do concurso. Não deixe para fazer de última hora ou pode correr o risco de não ter tempo ou estar exausto para pensar no texto.

Pausas na prova: O tempo é cronometrado, mas é válido dar intervalos de 2 minutos depois de algum tempo de prova. Respirar e dar uma alongada ajudará na oxigenação do cérebro e também contribui com a concentração.

Comida e água: O nível de glicose pode cair, você pode ter fome e sede. Leve uma bala, alguma comida prática (evite as que lambuzam a mão) e não esqueça da água.

O que não pode: Óculos escuros, boné, lenço, anotações, relógio, calculadora e qualquer tipo de aparelho eletrônico estão proibidos sob pena de eliminação do candidato.

Celular: Telefones celulares devem permanecer desligados. Na hora da prova, o fiscal indicará onde ele pode ficar acomodado. Caso o aparelho emita algum som, o candidato não tem segunda chance.

Essa eu sei: Se você domina um assunto, priorize ele. Deixe para depois aquilo que não estudou ou ainda tem muitas dúvidas.

Chute: O ideal é responder tudo, mas caso você não tenha domínio na questão, é válido tentar responder por eliminação. Até na hora do chute é preciso ser estrategista.


Tempo vilão: São 70 questões, uma prova discursiva e uma folha para ser marcada. Caso você gaste 1 hora com a redação, saiba que terá menos de 3 minutos por pergunta. Controle o tempo.