icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
EMPREGOS E CONCURSOS

Governo lança aplicativo para carteira de trabalho

Ferramenta permite a consulta a todas as informações presentes no documento físico, como experiências profissionais anteriores

foto autor

Redação iBahia

21/11/2017 às 17:34 • Atualizada em 27/08/2022 às 19:31 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O Ministério do Trabalho lançou um aplicativo com todas as informações da Carteira de Trabalho. A ferramenta permite a consulta a todas as informações presentes no documento físico, como experiências profissionais anteriores. Além disso, os interessados poderão solicitar a emissão da primeira ou segunda via da carteira de trabalho.



CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e funcionará como uma extensão do documento físico. O governo destacou que a caderneta física continuará existindo e sendo o documento oficial do trabalhador.


Seguro-Desemprego


Outra novidade anunciada nesta terça-feira é que o trabalhador começará a pedir o Seguro-Desemprego pela internet. Após informar os dados solicitados, o trabalhador ainda terá que agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine para entregar a documentação necessária. Segundo o Ministério do Trabalho, esse atendimento levará apenas 15 minutos. Depois do atendimento, começará a valer o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.



O encaminhamento do Seguro-Desemprego será feito pelo site Emprega Brasil. No cadastro, será preciso informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”).



Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). O trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante consultar a a Carteira de Trabalho física.



O usuário que não consiguir acertar as respostas deverá aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Empregos e Concursos