Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > turismo
Whatsapp Whatsapp
TURISMO

Extravio de bagagem: saiba como evitar e exigir os seus direitos

O ideal é que pertences como equipamentos eletrônicos, documentos e dinheiro sejam levados na bagagem de mão

Redação iBahia • 01/10/2018 às 22:31 • Atualizada em 28/08/2022 às 21:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Está se programando para viajar de avião nos próximos dias? Lembre-se de ter alguns cuidados com a bagagem para evitar dores de cabeça. Afinal, ninguém quer ter a mala extraviada. Para te ajudar a não passar aperto, o site CompraOnline separou algumas dicas.

Foto: reprodução


1- Evite colocar coisas de valor na mala despachada

Na hora de preparar as malas, é importante que o viajante tenha sempre cautela com o que será despachado. O ideal é que pertences como equipamentos eletrônicos, documentos e dinheiro sejam levados na bagagem de mão.

Além disso, vale levar uma roupa extra na bagagem de mão.

2 - Minha mala sumiu e agora?

A primeira ação deve ser comunicar a companhia aérea imediatamente. O passageiro precisa se dirigir ao balcão da companhia aérea na sala de desembarque e preencher o Relatório de Irregularidade de Bagagem (R.I.B.), em voos nacionais ou no Property Irregulatiry Receipt (P.I.R.), no caso de internacionais, para registrar o extravio da bagagem. Neste momento, será necessário apresentar o comprovante de despacho de bagagem.

Em território brasileiro, também é importante registrar ocorrência na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) dentro do próprio aeroporto, no mesmo dia ou em até 15 dias após a data de desembarque.

Depois do aviso, a companhia aérea terá até 7 dias (em casos de voos nacionais) ou 21 dias (em casos de voos internacionais) para localizar a mala. A bagagem só é considerada extraviada após esse prazo.

3 - Indenização

Em caso de sumiço da bagagem, o passageiro tem o direito de exigir uma compensação financeira para a compra de itens de primeira necessidade. E, segundo informações passadas pela ANAC, caso a bagagem não seja encontrada e devolvida em até 7 dias (para voos domésticos) e 21 dias (para voos internacionais), o passageiro deverá ser indenizado em até 7 dias.

4 - Como prevenir extravio de bagagem


Você pode optar por contratar um seguro de viagem com cobertura para extravio de bagagem. Veja os tipos:

Cobertura para danos a mala - Oferece indenização ao segurado pelo custo de reposição ou reparo de malas danificadas, desde que comprovado pela cia aérea;

Localização da bagagem - Disponibiliza assistência na localização, junto a cia aérea, em caso de extravio;

Compensação por atraso de bagagem: Também oferece indenização de despesas em caso de atraso na entrega da bagagem, ex: se o segurado ficar sem seus pertences e precisar comprar itens de primeira necessidade (higiene pessoal e itens de vestuário).

5 - Contratei o seguro e perdi a mala


Em caso de extravio, os passageiros que têm seguro de viagem devem entrar em contato com a seguradora assim que for constata a situação. Para receber a indenização, ele precisa ter em mãos o registro de irregularidade de bagagem (RIB), comprovante de despacho de bagagem e passagens aéreas (ida/volta), documento de identidade do segurado e notas fiscais dos gastos com vestuário e higiene pessoal. Depois desse primeiro contato, a seguradora informará todo o trâmite para o reembolso.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TURISMO :

Ver mais em Turismo