Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

O poder do Pagode Social

Bandas de pagode renovam o cenário musical com letras que falam da realidade das comunidades carentes

• 27/05/2011 às 19:25 • Atualizada em 29/08/2022 às 18:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Artistas do pagode baiano usam a música como meio de engajamento social
Há quem diga que o pagode baiano é um sub-produto do samba e que incentiva a exploração de uma imagem vulgar da mulher baiana, com batidas repetidas e letras pobres e de duplo sentido. Mas há algum tempo esse mito vem sendo quebrado e muitos artistas e bandas como Fantasmão, Psirico, EdCity, Black Style e Parangolé, vêm renovando a música feita na Bahia, traduzindo em música popular o sentimento do povo da periferia. Além de levantar a bandeira do pagode de qualidade, os cantores exaltam suas raízes e alertam a sociedade sobre a realidade do “ghetto”. Uma das músicas mais famosas do chamado Pagode Social é a canção 'Firme e Forte', um megasucesso na voz do cantor, percussionista e compositor Márcio Victor, que, antes de formar o 'Psy', acompanhou artistas do calibre de Caetano Veloso e Marisa Monte como percussionista. Na letra, o vocalista faz uma crônica do dia-a-dia daqueles que sofrem com as enxurradas, que todos os anos matam cidadãos baianos.
Trecho da música 'Firme e Forte' (Psirico):
"Na encosta da favela "tá" dificil de viver / e além de ter o drama de não ter o que comer / Com a força da natureza a gente não pode brigar / o que resta pra esse povo é somente ajoelhar / e na volta do trabalho a gente pode assistir / Em minutos fracionados a nossa casa sumir / tantos anos de batalha / junto com o barro descendo e ali quase morrer é continuar vivendo / Êee chuá chuá, ê chuá chuá / Temporal que leva tudo, mas minha fé não vai levar..."
A inspiraçãoPara Márcio Victor, esse modo de fazer música, relatando as dificuldades do povo, é uma forma de pedir melhorias. E foi assim que surgiu a ideia de fazer 'Firme e Forte'. “Foi assim que me inspirei: ao ver as pessoas na ruas, ver suas casas serem arrastadas pela enxurrada e não poder fazer nada. O interessante, é que, apesar de todo sofrimento, você consegue ver a fé no olhar de cada uma”, conta. Segundo o cantor da banda Fantasmão Thierry Coringa, ficar antenado no que o povo fala, nas gírias, nas tendências, nos vícios, no que se passa na cidade, no país e no mundo...é o primeiro passo para fazer uma música que conscientize as autoridades.De acordo com o vocalista, o Fantasmão tem esse papel de alertar, falar da verdade da cidade, sem hipocrisia. "Dizemos à sociedade o que ocorre nos becos e vielas, na noite fria da favela, o que acontece quando chove. Coisas que você não precisa ser morador da favela para saber”, ressalta.
— "O Fantasmão tem esse papel de alertar, falar da verdade da cidade, sem hipocrisia".
Pagode X Social Para Márcio Victor, o Psirico sempre teve essa preocupação de mostrar que o pagode também pode ter um lado social, trazendo mensagens de fé, positividade e auto estima. “O público recebe estas canções de braços abertos. Não só as músicas do Psirico, mas as de Carlinhos Brown, Timbalada e do Olodum que fazem este trabalho de conscientização e que incomoda, principalmente, os políticos e as pessoas da alta sociedade”, afirma.
— "Este trabalho de conscientização incomoda"
Thierry concorda com Márcio e diz que as pessoas muitas vezes não dão o real valor para as obras de protesto e o que é dito nas letras. "Acham que os artistas baianos não estão muito ligados no social". O cantor lembra que as bandas de hoje, não são pioneiras nesse ramo. "Antigamente, muitos artistas usavam a música para protestar contra as exigências da ditadura militar, por exemplo. Gilberto Gil, Caetano e o Tom Zé uniam forças contra o problema, falando em suas composições e isso contagiava as pessoas, influenciava os jovens da época”, ressalta.Confira alguns dos maiores sucessos do Pagode Social Parangolé - "Favela"[youtube _2lOApLP5V4]Fantasmão - "A Realidade Dura da Favela"[youtube rnK4_Cvsy5c] Psirico - "Firme e Forte"[youtube u3za06nIL4w]

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música