Séries

Tá de férias? Veja uma seleção de filmes, livros e séries para agitar o início de 2019

Entre as opções estão a série "You" da Netflix, o filme "Capitã Marvel" e a 8ª temporada da série "Game Of Thrones"

Agência O Globo & Redação iBahia
- Atualizada em

Foi dada a largada do calendário de séries, filmes, programas de TV e livros que prometem agitar os primeiros meses do ano. Confira produções e lançamentos que devem merecer sua atenção até abril.

Filmes

Bird Box (Netflix): O filme se passa em um mundo pós-apocalíptico, onde criaturas que não podem ser vistas fazem pessoas se matarem ou se tornarem extremamente violentas, apenas os pássaros podem perceber a presença das criaturas. A solução então é permanecer de olhos vendados e ter os animais por perto.

Black Mirror Bandersnatch (Netflix): O longa do serviço de streaming mostra a trama de um jovem programador que transforma a história de um livro em um jogo de videogame. Por ser interativo, existem mais de 5 opções de finais diferentes para a trama que fez sucesso na web.

Homem-Aranha no Aranhaverso (10 de janeiro): A nova animação inspirada no super-herói aracnídeo é uma das mais elogiadas dos últimos anos.

Vidro (17 de janeiro): David Dunn (Bruce Willis) e Kevin Wendell Crumb (James McAvoy), respectivamente herói e vilão de "Corpo fechado" (2000) e "Fragmentado" (2016), entram em confronto nesta aguardada continuação dirigida por M. Night Shyamalan.

Creed II (24 de janeiro) : Em sua próxima luta, Adonis Creed (Michael B. Jordan) terá que enfrentar um adversário ainda mais complexo. Dirigido por Steven Caple Jr., e escrito por Juel Taylor e Sylvester Stallone.

A favorita (24 de janeiro): Neste drama de época, Rachel Weisz interpreta a Duquesa de Marlborough, confidente e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman), na Inglaterra do século XVIII. Mas se sente ameaçada quando chega Abgail, criada vivida por Emma Stone que passa a atrair a atenção da majestade.

Green book - O guia  (24 de janeiro) : Premiado no Globo de Ouro , o filme mostra a relação entre um pianista (Mahershala Ali) em turnê no sul dos EUA nos anos 1960 e seu motorista, interpretado por Viggo Mortensen.

Duas rainhas  (14 de fevereiro) : Filme traz Saoirse Ronan e Margot Robbie como as rainhas rivais Mary Stuart e Elizabeth I.

Tito e os pássaros (14 de fevereiro) :  A animação dos brasileiros Gabriel Bittar e André Catoto, indicada ao Annie Awards , finalmente estreia.

Capitã Marvel (7 de março) : Brie Larsson assume a capa da heroína nessa prévia do novo Vingadores.

Dumbo (28 de março) : A versão de Tim Burton para o clássico da Disney. 

Marighella (18 de abril) : Em sua estreia na direção, Wagner Moura conta a história do guerrilheiro que chegou a ser considerado o "inimigo número 1" da ditadura no Brasil.

Vingadores: Ultimato (25 de abril) : O episódio final da fase três do Universo Cinematográfico Marvel é certamente o filme mais aguardado do ano para os fãs de quadrinhos. Com metade do universo exterminado, como os Vingadores enfrentarão Thanos?

Livros

Cat person de Kristen Roupenian (Companhia das Letras): Publicado no site da revista "New Yorker" no ano passado, o conto de Kristen Roupenian viralizou globamente. A súbita fama levou editoras do mundo todo a disputar a sua primeira coletânea. Por aqui, quem comprou os direitos foi a Companhia das Letras, que lança o livro ainda em janeiro. O polêmico conto (sobre uma garota que tem um péssimo date com um rapaz fã de gatos) está incluído.

Boy erased: uma verdade anulada, de Garrard Conley (Intrínseca): Nascido em uma comunidade religiosa de uma cidadezinha do Arkansas, Garrard Conley foi obrigado a tomar uma decisão traumática aos 19 anos. Filho de um pastor da igreja Batista, ele seria renegado pela própria família se não aceitasse se submeter a terapia da chamada "cura gay". Neste livro, ele conta a experiência dentro de um centro de conversão para "reverter" a homossexualidade. Lançamento em janeiro.

Lucky Jim, de Kingsley Amis (Todavia): Clássico da literatura absurda, o livro foi lançado originalmente em 1954, mas nunca havia sido traduzido no Brasil. Admirado por críticos (o ensaísta Christopher Hitchens o considera uma das obras mais engraçadas do século XX), faz uma sátira mordaz da vida na universidade, com suas maquinações e hipocrisias.

Minha coisa favorita é monstro, de Emil Ferris  (Companhia das Letras): Uma das mais aguardadas do ano, a HQ sairá em abril. Emil Ferris mergulha na iconografia dos filmes de terror dos anos 1960 pelo olhar de uma garota fascinada pelo gênero. Em seu diário, ela desenha a si mesma como um lobismoça e nos guia por uma jornada afetiva pelo universo da cultura pulp e do cinema de baixo orçamento da época.

Porca, de Alexandre Marques Rodrigues (Record): Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura em 2014 pelo livro "Parafilias", o santista Alexandre Marques Rodrigues volta a misturar erotismo e psicologia no romance “Entropia’. Em um momento em que a ficção distópica está em alta, o autor descreve  uma nação pervertida, que acaba sendo comandada por um líder autoritário. Paralelos com a realidade atual não devem ser descartados, já antecipa a editora, que lançará o livro até abril.

Séries

True detective:
A série policial ganhou muitos fãs na primeira temporada, graças a atuações soberbas de Matthew McConaughey e Woody Harrelson, além da trama de tensão sufocante. Após decepcionar no segundo ano, ganha uma nova chance, dessa vez com Mahershala Ali no papel um detetive investigando sumiço de duas crianças. Dia 13 de janeiro, na HBO.

You: Na série da Netflix somos apresentados a Joe, um jovem praticamente comum exceto pela obsessão dele por Beck, uma garota que desperta nele extintos até então escondidos pela fachada de "bom garoto".

The Umbrella Academy: Adaptação dos quadrinhos criados por Gerard Way (da banda My Chemical Romance) e ilustradas pelo brasileiro Gabriel Bá, a produção leva para as telas a saga de 43 crianças com poderes especiais que são criadas pelo bilionário Sir Reginald Hargreeves na tal Umbrella Academy que dá nome à série. Dia 15 de fevereiro, na Netflix.

Game of Thrones: O grande sucesso da HBO chega à sua última temporada com enorme expectativa. Os fãs das séries e dos livros finalmente saberão quem ficará com o Trono de Ferro. E se a ameaça dos Caminhantes Brancos será vencida ou destruirá o reino de Westeros. Em 17 de abril, na HBO.

Elis e 10 segundos para vencer: São duas cinebiografias, que agora chegam à telinha como minissérie. Em "Elis", Andreia Horta interpreta uma das maiores cantoras da música brasileira. Já em "10 segundos para vencer", Daniel de Oliveira encarna o boxeador Éder Jofre, e Osmar Prado vive seu pai. Já disponível no Globoplay.

Se eu fechar os olhos agora: A elogiada adaptação do romance de Edney Silvestre, vencedor do Jabuti em 2010, estreia na TV Globo e no Globoplay este ano. No NOW, para clientes Net, a minissérie já pode ser assistida. No elenco, estão nomes como Antonio Fagundes, Mariana Ximenes, Débora Falabella e Murilo Benício.

Stranger things 3: Uma das séries mais populares da Netflix, a produção retorna dia 4 de julho, feriado da independência nos Estados Unidos. Até agora, pouco foi revelado sobre o enredo. O que se sabe é que a nova temporada se passará em 1985.