Pessoas que acordam à noite com um desejo de ir ao banheiro devem reduzir o sal em suas dietas, sugerem médicos japoneses. Em um estudo com mais de 300 voluntários, os pesquisadores da Universidade de Nagasaki descobriram que a ingestão reduzida de sal leva as pessoas a urinar menos.
A pesquisa acompanhou pacientes com alta ingestão de sal e problemas para dormir durante três meses, e então os pesquisadores sugeriram a diminuição do sal na dieta: em média, as idas ao banheiro diminuiram de duas para uma durante a noite — e de dia — melhorando também sua qualidade de sono.
O autor do estudo, Matsuo Tomohiro, disse que estudos maiores eram necessários para confirmar esta relação, mas os resultados podem oferecer ajuda para pessoas mais velhas:
"Este trabalho defende a possibilidade de que uma modificação simplesmente dieta pode melhorar significativamente a qualidade de vida de muitas pessoas"
Mais de duas idas ao banheiro à noite fazem com que o sono seja perturbado — o que pode levar ao estresse, cansaço e irritabilidade.
Algumas alterações hormonais acontecem à medida que envelhecemos, nos fazendo produzir mais urina durante a noite. Glândulas prostáticas masculinas também muitas vezes começam a crescer com a idade, e uma próstata aumentada pode pressionar no tubo que a urina passa antes de sair do corpo, aumentando a necessidade de urinar.
Mas não é só isso: o problema pode ser sintoma de uma doença mais grave, como diabetes, problemas cardíacos ou condições relacionadas ao sono, como apneia do sono.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade