Mais Esportes

Baianos dominam provas do Brasileiro de maratonas aquáticas

Em Fortaleza, Victor Colonese e Allan do Carmo fazem dobradinha nos 10km; jovens vencem nos 7,5km

Ivan Dias Marques, do Correio 24 horas

A Bahia mostrou que é o presente e o futuro da maratona aquática no Brasil. Nesta sexta (4), em Fortaleza, os nadadores baianos venceram três das quatro provas disputadas no Campeonato Brasileiro da modalidade, com direito a dobradinha no masculino tanto nos 10km quanto nos 7,5km.

No masculino, Victor Colonese, baiano que compete pela Unisanta, de Santos, travou uma bela batalha contra Allan do Carmo, da Associação Cultural e Esportiva Brasken (Aceb), e Alexandre Finco, do Grêmio Náutico Único (GNU), em Porto Alegre, na 3ª etapa do Brasileiro dos 10km. No final, Colonese conseguiu a vitória na batida de mão, com o tempo de de 1h56min26seg. Allan chegou um segundo depois e Alexandre, um segundo após o baiano da Aceb.

Victor Colonese comemora primeiro lugar na prova dos 10km (Satiro Sodré/SSPress/Divulgação)

"Foi uma prova um pouco diferente aqui em Fortaleza, porque o pessoal errou na segunda volta e eu consegui ganhar vantagem. No final, fiquei na disputa com o Allan e o Finco, mas por estar mais inteiro do que eles, consegui vencer", declarou Victor. 

No feminino, melhor para Betina Lorscheitter, do GNU, com o tempo de 2h09min04seg, seguida pela companheira de clube Mariana Vignoli, 4 segundos mais lenta, e de Júlia Diogo, do Corinthians, que chegou 25 segundos após Mariana. A baiana Ana Marcela Cunha está morando na África do Sul e não participa da competição. No entanto, outra baiana, Eduarda dos Santos Jorge, de 18 anos, ficou coma 5º colocação, com o tempo de  2h19min17seg. 

Victor e Allan voltam ao mar cearense no domingo (6), para a disputa da prova de 5km da Copa Brasil, assim como Eduarda.

Juventude

Na prova dos 7,5km, também 3ª etapa do Campeonato Brasileiro, a juventude baiana fez bonito demais. No masculino, dobradinha no pódio com Ricardo Castro, de apenas 15 anos, da Aceb, e Thiago de Oliveira, de 17, do mesmo clube. Ricardo venceu com o tempo de 1h28min38seg. Thiago chegou quase um minuto depois na prova, que ainda teve outro baiano, João Carlos Silva, do Costa Verde, na 5ª colocação. 

No feminino, Arícia Pérée, de 16 anos, bateu na frente, com o tempo de 1h37min04seg, seguida por duas nadadoras do MAC/Nina, do Maranhão: Júlia Nina e Carol Hertel, com os tempos de 1h38min23seg e 1h40min44seg, respectivamente.

Tanto Ricardo e Thiago quanto Arícia, além de outros atletas baianos, também disputarão a prova dos 5km, no domingo (6). Além dessa, o dia também terá a prova dos 2,5km que vale pela 3ª etapa da Copa Brasil da distânica, também com presença de diversos atletas da Bahia.