Futebol

Clubes fecham proposta para nova Copa do Nordeste em 2019

Times seguirão unidos, mas querem formato com 12 participantes a partir de 2020

Vitor Villar, do Correio 24 horas (vitor.villar@redebahia.com.br)

Não vai haver rompimento algum. Em reunião na manhã desta quarta-feira (11), em Salvador, os clubes da Liga do Nordeste definiram que seguirão unidos e disputando a Copa do Nordeste. Mas a competição terá que mudar definitivamente a partir de 2020, segundo a formulação dos dirigentes.

Novo formato garante clássicos na 1ª fase (Evandro Veiga / CORREIO)

A competição de 2019, portanto, será de transição. A reunião desta quinta serviu para definir uma proposta, que será aprovada ou não em nova reunião da Liga do Nordeste, dia 3 de maio, no Recife. Até lá, os clubes se reunirão com federações e com a CBF para conseguir mais duas datas para o regional no calendário. Falta o aval da CBF para o novo formato proposto entrar em vigor.

A Copa do Nordeste manterá os 16 times do formato atual da fase de grupos, respeitando os critérios de classificação definidos nos estaduais deste ano. Mas eles serão divididos em dois grupos de oito, e não mais em quatro chaves com quatro. Os confrontos da 1ª fase serão entre um grupo e outro. Ou seja, oito jogos para cada equipe.

A ideia é que os times grandes da Bahia, Pernambuco e Ceará – Bahia e Vitória, Santa Cruz e Náutico, Ceará e Fortaleza – fiquem em grupos diferentes. Assim, os clássicos ficariam garantidos na 1ª fase.

Quatro times avançariam para as quartas de final em cada grupo, e dois de cada chave seriam rebaixados, embora não haja uma segunda divisão propriamente dita. Quartas de final, semifinais e final seriam disputadas em jogos de ida e volta. Com isso, o torneio cresceria, temporariamente, de 12 para 14 datas.

A partir de 2020, a Copa do Nordeste passaria a contar com 12 times na fase de grupos, apenas. Os quatro rebaixados disputariam no mesmo ano um mata-mata com outros times classificados pelos estaduais. Esses confrontos, que contariam como uma espécie de segunda divisão do torneio regional, seriam um playoff para definir os quatro clubes que jogariam o torneio no ano subsequente.