Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Fitness: 7 dicas simples para reduzir o sódio da dieta

Além do aumento da pressão arterial, alguns estudos relacionam o consumo excessivo de sal à retenção de líquidos e ao aumento de peso

• 25/01/2016 às 17:27 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O sal é o seu melhor amigo durante as refeições? Cuidado. Além do aumento da pressão arterial, alguns estudos relacionam o consumo excessivo de sal à retenção de líquidos e ao aumento de peso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de apenas 5 gramas, o que representa 2.000 miligramas de sódio. Mas o consumo médio do brasileiro é de 12 gramas por dia. Para reduzir o sal do dia a dia, Márcia Gowdak, diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Hipertensão, em entrevista a revista 'Boa Forma' listou algumas alternativas.
1. Retire o saleiro da mesa Pode acreditar. O simples hábito de manter o vidrinho longe da vista e do alcance ajuda a reduzir a vontade de acrescentar mais sódio à comida. 2. Experimente antes de adicionar mais tempero durante o preparo Muitas pessoas acabam acrescentando sal antes de provar se o prato está saboroso. Isso acontece de forma automática ou por hábito. 3. Peça comida com menos sal Quando for comer em restaurantes, solicite que o seu prato seja feito menos salgado. 4. Cuidado com os alimentos com alto teor de sódio Bacon, queijos, azeitonas e salame, por exemplo, são alimentos ricos em sal. Prefira incluir no cardápio opções mais saudáveis como cereais, ovos, frutas, ricota, iogurte e vegetais. 5. Dê um tempo para seu paladar Você, provavelmente, está acostumada com uma quantidade elevada de sal nos pratos. Ao reduzir, o paladar pode estranhar. Por isso, tente diminuir gradualmente para se acostumar. 6. Leia os rótulos das embalagens Esse hábito, de fato, vai ajudar você a colocar no carrinho de compras os alimentos com menor teor de sódio. 7. Quando usar temperos em pó ou caldo, não adicione mais sal Esses produtos já possuem a quantidade suficiente para deixar a comida saborosa, dispensando o uso de mais tempero.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento