Fitness

Seis carnes magras bovinas para incluir na dieta sem medo

Conhecido como uma carne magra bovina suculenta e espessa, o lagarto é usado para preparar carpaccios de carne, rosbifes e receitas assadas

Redação iBahia (redacao@portaliabahia.com.br)

Dependendo do tipo de corte e da forma de preparo, as carnes vermelhas podem ser grandes aliadas da nossa saúde! Elas são conhecidas por serem uma das principais fontes de proteína na alimentação e possuem diversos nutrientes importantes para o organismo - como ferro, zinco, magnésio, selênio e vitaminas do complexo B. Por isso, nós preparamos uma lista com 6 tipos de carnes magras mais saudáveis e nutritivas para você incluir na sua dieta! As informações são da Taeq.

1. Filé mignon é o tipo de carne magra que possui menos gordura
Saboroso, suculento e extremamente macio, o filé mignon é um tipo de corte da carne bovina que - por se localizar na parte traseira do boi - quase não contém gordura. Ele é considerado uma carne nobre, possui aproximadamente 20 gramas de proteínas em apenas uma porção de 100 gramas do alimento e é muito utilizado no preparo de estrogonofes, escalopes e bifes.

2. Alcatra é a carne mais usada para fazer churrasco

Quando o objetivo é fazer um churrasco saudável e saboroso, a alcatra é a opção mais requisitada da lista de carnes magras! Ela é um tipo de corte macio e versátil, utilizada principalmente para preparar bifes grelhados, e também possui pouca gordura localizada - já que é localizada entre o lombo e a coxa do boi.

3. Maminha é um corte derivado da alcatra

Algumas pessoas não sabem, mas a maminha é a parte mais tenra e macia do corte de alcatra! Ela é uma carne muito presente na mesa dos brasileiros e pode ser feita assada, recheada com queijo ou grelhada para churrascos. Além de ser conhecida pela suculência e pela textura macia!


4. Lagarto é suculento e espesso
Conhecido por ser um tipo de corte bovino suculento e encontrado na parte traseira do boi, o lagarto é uma carne com fibras magras e longas. Ele possui pouca gordura (por isso é considerada uma carne magra), textura espessa e é usado no preparo de carpaccios de carne, rosbifes e diversas receitas assadas na panela de pressão.

5. Patinho é uma das carnes magras com mais proteínas

O patinho é uma carne magra cheia de proteínas! O corte tem cerca de 44 gramas do nutriente em uma única porção de 100 gramas do alimento, também é encontrado na parte inferior do boi (e por isso possui pouca gordura) e acompanha receitas de forno e cozidos com legumes. Além de ser o corte protagonista entre as carnes da panela!

6. Músculo traseiro é muito utilizado na alimentação infantil
Indicado para o preparo de pratos de crianças, o músculo traseiro é um corte da carne vermelha que não possui nenhuma gordura, mas geralmente possui bastante nervos e fibras. Ele tem um sabor característico, é macio (desmancha na boca), e normalmente acompanha ensopados, molhos, sopas e papinhas de bebês.