Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Confira dicas para fazer um café coado perfeito

Apesar do sucesso do café expresso, a tradição da bebida coada ainda tem seu lugar

• 14/04/2016 às 18:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 17:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Apesar da popularidade do café expresso, ainda há quem prefira a tradição do café coado. Para preparar o café perfeito, siga algumas dicas dadas pela barista Isabela Raposeiras em entrevista à revista Alfa.
Para um café mais gostoso, o grão do café deve ser moído na hora da preparação da bebida. O produto que já vem moído é resultado da sobra da seleção dos melhores grãos e passa por um processo de carbonização. Além disso, a vida útil do café moído é de 20 minutos. Após esse tempo, ele não fica tão saboroso.
Na hora de comprar o café, escolha grãos 100% arábica. De categorias Gourmet ou Especial. A presença do nome da fazenda produtora no rótulo também é sinal de boa qualidade. Veja também: Aprenda a harmonizar café e chocolate
A água utilizada para preparar o café é um fator importante para a qualidade da bebida. O ideal é que ela seja mineral ou filtrada, pois o cloro destrói elementos aromáticos do café. A temperatura ideal é de 93ºC a 98ºC. Para chegar nessa faixa, desligue o fogo assim que a água começar a borbulhar.
Para tirar resquícios de gosto do filtro, uma boa opção e escaldar o papel com água fervente antes de colocar o café. A bebida deve ser saboreada imediatamente depois de pronta.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia