Gastronomia

Conheça o s'more, lanche típicos dos acampamentos americanos

"Sanduíche doce" pode ser feito em casa e já serviu também de inspiração para outras receitas

Redação iBahia
- Atualizada em
S'more é um lanche típico americano, muito feito por crianças em acampamentos. O marshmallow derretido na fogueira é colocado entre dois biscoitos junto com chocolate, formando um "sanduíche doce".
A receita adaptada à vida na cidade é feita no microondas. O marshmallow tradicional deve ser derretido até ficar cremoso, já em cima de um biscoito e do tablete de chocolate em barra. Depois, é só colocar mais um biscoito por cima das outras três camadas.
E o s'more já ganhou até receitas inspiradas nele. A torta recheada com marshmallow caseiro e chocolate é uma delas. Confira a receita:
Ingredientes para a base da torta:
200g de bolacha tipo 'Maria';
1/2 xícara [50g] de manteiga derretida;
1 colher de sopa de farinha de trigo;
1 pitada de canela em pó.
Ingredientes para o recheio de chocolate:
210g de chocolate meio amargo [no máximo 70% de cacau] picadinho;
1 xícara de creme de leite fresco;
1 pitada de sal;
1 ovo, em temperatura ambiente.
Ingredientes para o marshmallow:
1 colher de chá de gelatina sem sabor;
1/2 xícara de água gelada;
3/4 de xícara de açúcar refinado;
1/4 da xícara de glucose de milho claro;
1 pitada de sal;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
Óleo para untar.
Modo de preapro da base:
Triture a bolacha no liquidificador ou processador e despeje em uma tigela. Adicione a manteiga derretida, a farinha e a canela, e misture bem até conseguir uma textura de areia molhada. Distribua a massa no fundo e laterais de uma forma de tortas de 22cm de diâmetro, pressionando com as costas de uma colher. Reserve na geladeira.
Modo de preapro do recheio de chocolate:
Preaqueça o forno a 180 graus. Coloque o chocolate picado em uma tigela grande.Leve o creme de leite ao fogo baixo, para ferver. Em seguida, despeje sobre o chocolate picado e deixe descansar por um minuto. Misture com cuidado, sem bater, até ficar totalmente homogêneo e liso. Delicadamente, incorpore o sal e o ovo. Despeje a mistura sobre a base de torta preparada e leve ao forno por 20 ou 25 minutos, até o recheio firmar nas bordas mas continuar um pouco mole no centro. Durante o tempo de forno, se você perceber que as bordas da massa de bolacha estou ficando douradas demais, cubra as beiradas com papel alumínio [aqui não foi necessário]. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade por 1 hora.
Modo de preparo do marshmallow:
Você vai precisar de uma batedeira com o garfo tipo 'raquete' ou 'pá'. Em uma panela de fundo grosso, misture 1/4 da xícara de água gelada, a glucose, o açúcar e uma pitada de sal e leve ao fogo médio, mexendo com uma colher apenas até o açúcar se dissolver. Pare de mexer e deixe ferver por 6 minutos [se você tiver um termômetro para caldas, ele deverá estar medindo 126 graus nesse momento. Enquanto isso, na tigela da batedeira coloque o restante [1/4 de xícara] da água gelada e sobre ela polvilhe a gelatina sem sabor. Deixe repousar por 1 minuto, até ficar firme. Comece batendo a gelatina em velocidade média. Em seguida, despeje a calda, com a batedeira ligada, num fluxo lento mas constante, evitando que ela caia diretamente nas laterais da tigela ou na pá da batedeira. Depois de adicionar toda a calda, deixe bater em velocidade média por mais 5 minutos, até que a mistura triplique de volume. Adicione a baunilha e bata mais apenas até incorporar. Despeje o marshmallow sobre a torta - ele se espalhará sozinho. Leve a torta, descoberta, para a geladeira, por 1 hora. Depois disso unte um filme plastico com umas gotinhas de óleo, cubra a torta com ele e deixe gelar por mais 3 horas.
No momento de servir você pode tostar o merengue com o dourador do forno, por 3 minutos, ou com o maçarico, tomando cuidado para não fixar a chama por muito tempo em um único ponto.



Receita: Just a Taste
Tradução: Cozinha Coletiva