Moda e Beleza

Para relaxar: aprenda a fazer um escalda pés caseiro

Técnica do escalda pés é antiga e consiste em colocar os pés em um balde de água quente, mas é possível fazer variações e alcançar o objetivo esperado; confira

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Depois de dias de trabalho, semanas corridas, tem momentos que o corpo pede um descanso. E uma das partes que mais necessitam de atenção são os pés, afinal são eles que carregam o peso. E para cuidar disso, e de quebra relaxar, não é preciso muito trabalho.

A técnica do escalda pés é antiga e consiste em colocar os pés em um balde de água quente. Ao utilizá-la, é possível combater a ansiedade, o cansaço e o estresse, além de ser um ótimo aliado contra as dores nas pernas, cólicas e enxaquecas. A água quente também é capaz de diminuir o inchaço. 

Além da água quente, você pode utilizar ervas, sal grosso e fazer uma esfoliação junto, por exemplo, tudo depende de qual seja o objetivo. Confira então três "receitas" de escalda pés caseiro.

  • Escalda pés de lavanda

2 litros de água quente

2 a 3 rodelas de laranja

5 gotas de essência de lavanda 

bolinhas de gude (opcional)

Ferva a água e espere esfriar até ficar em uma temperatura agradável e segura para a pele. Junte todos os ingredientes em uma bacia e deixe em infusão por 10 minutos. Depois coloque os pés. Deixe agir por 10 a 15 minutos, usando as bolinhas de gude para massagear as solas dos pés.

  • Escalda pés de sal grosso com alecrim

2 litros de água quente

7 ramos de alecrim fresco

5 colheres de sopa de sal grosso

Ferva a água e espere esfriar até ficar em uma temperatura agradável e segura para a pele. Junte todos os ingredientes em uma bacia e deixe em infusão por 10 minutos. Por fim, coloque os pés e aproveite o momento.

  • Escalda-pés com esfoliação caseira

 4 colheres de sopa de açúcar mascavo

 8 colheres de óleo de amêndoas

Misture os ingredientes até atingir uma mistura homogênea. Aplique sobre toda a região dos pés com movimentos suaves. Depois, coloque-os na água morna. Enxugue e aplique uma loção hidratante, envolvendo os pés em sacos plásticos. Deixe agir por 15 minutos. Retire o plástico e faça uma automassagem, com movimentos circulares e firmes. Remova o hidratante com uma toalha úmida.