iBahia > moda e beleza
MODA E BELEZA

Lifting facial: quando fazer e os quais cuidados são necessários

Indicado a partir dos 45 anos de idade, podendo variar para mais ou menos

Redação iBahia • 08/03/2021 às 17:15 • Atualizada em 27/08/2022 às 16:56

Google News siga o iBahia no Google News!
O lifting facial, tecnicamente conhecido como ritidoplastia, é uma cirurgia plástica de rejuvenescimento para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço, indicado a partir dos 45 anos de idade, podendo variar para mais ou menos, dependendo do grau de envelhecimento das estruturas faciais:  
• Flacidez no terço médio da face (região ocular, até a mandíbula)
• Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores
• Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca
• Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada
• Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada
• Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula
O cirurgião plástico Géza Lászlo Ürményi, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica que cada uma das partes do rosto pode ter envelhecimento distinto. “A face é dividida em três segmentos: a região frontal e sobrancelhas; a região ocular, até a mandíbula; e a região inferior, do pescoço. Cada uma dessas partes pode ter envelhecimento distinto em cada pessoa. A indicação cirúrgica vai depender de como essas partes se apresentam. Pode ser o lifting completo, que aborda as três partes, ou o minilifting, que contempla apenas um dos segmentos”.
Embora seja um procedimento que rejuvenesce, o cirurgião alerta que não é para a vida toda. “Nenhum resultado em cirurgia plástica é para a vida toda. O lifting é um procedimento cirúrgico que tem a finalidade de rejuvenescer, retardar o envelhecimento, mas não tem a capacidade de parar o processo de envelhecimento”.
Procedimento estético | Foto: reprodução / Revista ABM 
Preenchimento ou lifting
De acordo com Dr. Géza, é comum a dúvida entre fazer preenchimento ou lifting. Ele destaca que um procedimento não substitui o outro, pois cada um tem sua indicação. “Quem apresenta flacidez da pele associado a flacidez de SMAS, por exemplo (estrutura de pele, gordura e sistema músculo-aponeurótico da face), se optar por preenchimento o volume a ser aplicado será grande o que resultará em faces disformes, alargadas e quadradas. O importante é envelhecer com dignidade”, orienta o cirurgião.
Ele indica:
Preenchimento facial com ácido hialurônico – apresenta bons resultados para quem tem pequena flacidez no rosto. Indicado para a faixa etária dos 35 aos 45 anos.
O lifting é indicado quando a flacidez de pele é mais acentuada no terço médio (região ocular, até a mandíbula) e na região inferior (pescoço).
Como é feita a cirurgia
O cirurgião explica que existem várias técnicas cirúrgicas de ritidoplastia, com desenhos de incisões que variam no seu traçado, e o cirurgião deve escolher o mais indicado para cada paciente. “Todas têm vantagens e desvantagens. Os planos e extensão de descolamento variam em cada técnica”, explica. A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local com sedação, ou anestesia geral, e o tempo de recuperação de um lifting é, em média, de 21 dias.
Pode ocorrer complicações?
De acordo com Dr. Géza, qualquer procedimento estético facial é passível de complicação, assim como todo procedimento cirúrgico. No caso do lifting facial, a principal complicação é o sangramento (hematoma) que ocorre, principalmente, nas primeiras 48 horas após a cirurgia, e deve ser drenado o mais breve possível. “Por isso, é importante escolher um profissional membro da SBCP, que recebe treinamento adequado para a realização do procedimento e para tratar das complicações que possam ocorrer”.
Contraindicações
As contraindicações mais frequentes se referem às comorbidades que a pessoa apresentar, como:  ser fumante, ter patologias cardíacas, hipertensão, diabetes, entre outras. “Antes de partir para a cirurgia é preciso conversar com seu médico e passar por uma avaliação para verificar a possibilidade cirúrgica”, alerta o cirurgião.

TAGS:

contraindicação Lifting Facial O que é Orientações quando fazer Revista ABM

RELACIONADAS:

Julia Kudiess sofre lesão no joelho e está fora da Liga das Nações

Seleção Feminina de Vôlei

Julia Kudiess sofre lesão no joelho e está fora da Liga das Nações

Resumo da semana de 'Alma Gêmea' tem escândalo, chantagem e mais

20 a 24 de maio

Resumo da semana de 'Alma Gêmea' tem escândalo, chantagem e mais

Tony Ramos passa por nova cirurgia na cabeça; veja boletim

Procedimento de urgência

Tony Ramos passa por nova cirurgia na cabeça; veja boletim

Filha de Xanddy e Carla Perez ganha homenagem apaixonante de namorada

Camilly Victória

Filha de Xanddy e Carla Perez ganha homenagem apaixonante de namorada

SineBahia oferece 501 vagas para interior da Bahia na segunda (20)

Empregos

SineBahia oferece 501 vagas para interior da Bahia na segunda (20)

Davi reage sobre faculdade, novo amor e críticas: 'Nem Jesus agradou'

Veja vídeo

Davi reage sobre faculdade, novo amor e críticas: 'Nem Jesus agradou'

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza