iBahia > mundo
MUNDO

Mancha de poeira 'Godzilla' se aproxima das Américas; entenda

Nuvem de poeira é maior que Estados Unidos e Canadá juntos e vem da região do Saara

Redação iBahia • 24/06/2020 às 15:27 • Atualizada em 28/08/2022 às 6:06

Google News siga o iBahia no Google News!
O ano de 2020 parece não estar para brincadeira. Além de pandemia, vespas assassinas e nuvem de gafanhotos, mais uma manifestação da natureza surge como alerta: uma gigantesca mancha de poeira que anda em direção ao continente americano.
Especialistas chamam de "nuvem de poeira Godzilla", segundo o G1. Esse é um fenômeno comum, mas parece estar mais intenso dessa vez. Trata-se de uma massa de ar seco carregada de partículas de areia, que se forma no deserto do Saara quando é final da primavera no Hemisfério Norte (final do outono no Brasil) e em outras épocas do ano.
É um fenômeno de curta duração, mas, segundo o G1, a presença de ventos suaves podem fazer com que a nuvem cruze o Atlântico.

Ok, last dust pic for today and this one is perhaps the most incredible yet. The comparison photos were sent to me from Mirco Ferro who lives in St. Barthelemy. Check the dates in the photos (top is from March) - both are unfiltered or altered in any way. #SAL #DUST pic.twitter.com/FBwOG5ly1E

— Mark Sudduth (@hurricanetrack) June 21, 2020
Saúde humana
O ar seco dessa grande nuvem pode afetar a pele e os pulmões, pois tem cerca de 50% menos umidade do que a atmosfera tropical típica. Pessoas que sofrem de problemas respiratórios podem ter também alergias e irritações nos olhos, o que se torna mais grave com a pandemia do covid-19.

TAGS:

Américas Deserto do Saara Fenômeno natural Godzilla mancha de poeira

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo