A apresentadora Ana Maria Braga decidiu relembrar o período em que enfrentou um câncer por conta do vírus HPV, a fim de conscientizar a população para a vacinação.
Em entrevista ao Fantástico da noite de domingo (31), a loira contou detalhes do diagnóstico recebido em 2001, quando ainda não existia uma vacina contra o HPV.
Leia também:
“Quando eu consegui descobrir o que eu tinha, ele já estava adiantado. E aí eu tinha uma chance mínima de sobrevivência. Então, é muito assustador. [O câncer] era proveniente do HPV. Não tinha a mínima informação", iniciou.
Ana Maria Braga ainda falou sobre o tabu em torno do assunto, já que o HPV é transmitido por conta de relações sexuais desprotegidas. "Você não tem que se sentir culpado por ter ficado com câncer. Você não tem culpa porque você é uma mulher sexualmente ativa", disse.
"Você é mãe, não tem como ser mãe sem ser sexualmente ativa. Eu acho que a sexualidade tem que ser encarada da forma que ela é. É uma coisa natural, feita da natureza, senão a gente não estaria aqui", completou a apresentadora.
Vacina contra HPV
Com baixa adesão, a vacina contra HPV é distribuída gratuitamente para pessoas de 9 a 14 anos, além dos imunossuprimidos, nos postos de saúde.
Para adultos, a rede privada conta com doses que custam cerca de R$1 mil, e que pode ser tomada até por pessoas que já tiveram em contato com o vírus.
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!