iBahia > mundo
Luto

Morre aos 85 anos sociólogo italiano Domenico De Masi

Autor de 'O Ócio Criativo', De Masi descobriu que estava doente em agosto deste ano durante as férias

Redação iBahia • 09/09/2023 às 14:48

Google News siga o iBahia no Google News!

O sociólogo italiano Domenico De Masi teve a morte confirmada neste sábado (9), aos 85 anos. Autor de mais de 20 livros e considerado como um dos pensadores mais influentes do final do século XX, o sociólogo não teve a causa da morte anunciada.

De acordo com o jornal italiano 'Il Fatto Quotidiano', De Masi descobriu que estava doente no dia 15 de agosto, durante as férias em Ravello, na costa Amalfitana.

O sociólogo, nascido em Rotello, em 1983, tinha o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro. Entre as obras de destaque de De Masi estão "O Ócio Criativo", best-seller de 1995, "Desenvolvimento Sem Trabalho", "A Emoção e a Regra" e "O Futuro do Trabalho".

Na redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o falecimento de De Masi. O petista teve um encontro com o sociólogo em junho deste ano durante a passagem do brasileiro por Roma.

"Estou surpreso e triste pelo falecimento do meu amigo, o sociólogo Domenico de Masi, que encontrei pela última vez, há menos de três meses, em Roma. Estava, como sempre, animado, com análises inteligentes e cheio de ideias e planos. [...] Serei eternamente grato pela visita que fez quando eu estava preso em Curitiba. Fiquei feliz em poder reencontrá-lo na sua querida Itália."

Estou surpreso e triste pelo falecimento do meu amigo, o sociólogo Domenico de Masi, que encontrei pela última vez, há menos de três meses, em Roma. Estava, como sempre, animado, com análises inteligentes e cheio de ideias e planos.

Intelectual incansável e homem público… pic.twitter.com/Vzcf0zeCzE

— Lula (@LulaOficial) September 9, 2023

TAGS:

Domenico De Masi Lula Morre Morte Sociólogo

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo