Vaticano planeja centro virtual de combate à pedofilia


Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, declarou que a Igreja tenta achar soluções para o problema

Na tarde do último sábado, 18, o Vaticano anunciou que planeja criar um centro virtual de informações para combate à pedofilia na Igreja Católica. De acordo com o comunicado, a página virtual reunirá dados para clérigos sobre proteção, resposta a casos de abusos e orientações para vítimas de pedofilia.

Disponível para visualização em inglês, alemão, francês, espanhol e italiano, o centro é uma maneira encontrada pelo Vaticano para lidar com escândalos de abusos que despertaram fortes críticas à Santa Sé. “Queremos que as pessoas saibam que estamos levando isso a sério e que achamos que a Igreja deve estar no centro de uma solução”, declarou em comunicado Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

A Santa Sé anunciou também a realização de uma conferência sobre abuso sexual, a ser realizada em fevereiro em uma universidade de Roma. A conferência deverá reunir especialistas em psiquiatria, lei canônica, sociologia e proteção infantil, além de bispos e líderes religiosos católicos. As informações são do jornal Folha de São Paulo.