Uma das revistas de economia mais conceituadas do mundo, a Forbes divulgou nesta semana uma lista de mais de 250 novos bilionários no mundo. Para entender como essas pessoas construíram suas fortunas, o Minha Grana desta semana conversou com o especialista em investimentos Thiago Senna.

A primeira coisa que o especialista explica é que para ser considerado um bilionário, alguém deve ter pelo menos 1 bilhão de dólares em patrimônio. O especialista em investimento identificou que, naturalmente, a lista é majoritariamente composta por empresários, investidores no mercado imobiliário e herdeiros.
Leia também:
"É importante também salientar que 70% fizeram fortuna do seu próprio negócio, ou seja, são empreendedores e investiram na sua própria empresa", comenta Thiago Senna, que ainda identifica que o setor de tecnologia é o mais rentável dentre os investimentos.
Investimentos e construção de fortuna de um bilionário
Thiago Senna explica que apesar de o ramo de investimento no mercado imobiliário ser o mais rentável, muitas pessoas têm uma ideia errada de como fazer o dinheiro render.
"A forma com que essas pessoas [bilionários] fazem investimentos imobiliários é muito diferente do que a gente encontra por aí, com pessoas apenas comprando um imóvel, botando para alugar. Não é desta forma que essa fortuna vem sendo construída."

O investidor e profissional de gestão financeira explica que a maior chance de construir fortuna no mercado imobiliário é na identificação de oportunidades. Ele dá o exemplo da demolição de um local, que oferece a oportunidade de construção de algo maior e mais rentável.
No entanto, Thiago ensina que esse tipo de investimento raramente é solitário: "Esse investimento é feito com capital de terceiros para fazer um volume financeiro muito significativo. Então é importante que a gente tenha isso em mente."
Para os interessados em começar a investir, o especialista manda um alerta que pode ajudar no longo prazo: " É importante que a gente sinalize que tentar acertar de uma vez só, colocando todos os ovos nessa mesma cesta na expectativa que você vai ganhar muito dinheiro, é um risco também."
A melhor dica é diversificar os investimentos e sempre começar investindo um valor que não faça falta caso perdido, pois o risco é sempre existe.