Pela primeira vez, uma mulher lidera a Lista Forbes de Bilionários Brasileiros, em 12 anos de ranking. A lista de 2023 foi divulgado na quinta-feira (31), em celebração aos 11 anos da revista.
De acordo com o jornal O Globo, a primeira colocação ficou com o clã de Vicky Safra, viúva de Joseph Safra, que foi considerado o banqueiro mais rico do mundo até sua morte, em 2020.
Leia também:
Vicky Safra tem 70 anos, e é chefe de um clã com fortuna estimada em R$87,8 bilhões. O patrimônio dela leva em conta também o dos filhos, Jacob, Esther, Alberto e David, seguindo uma mudança de critério da Forbes EUA.
Com isso, a fortuna da bilionária superou a de Eduardo Saverin, o brasileiro cofundador do Facebook e a do empresário Jorge Paulo Lemann, que já ficou à frente do ranking sete vezes. Na nova lista, Saverin ocupa a segunda colocação da lista e Lemann, a terceira.
Conheça Vicky Safra
Vicky Safra é uma mulher de origem grega e tinha apenas 17 anos quando se caso com Joseph Safra. Anos depois, o homem viria se tornar o banqueiro mais rico do mundo.
De acordo com o g1, a fortuna da família tem raízes na Síria, com a criação de uma empresa que operava como casa bancária em 1800, e só começou a fazer parte da história do Brasil em 1953, quando o pai de Joseph Safra, Jacob Safra, se mudou com a família para o país.
Em 1967, foi lançada a Safra Financeira. Com as compras de outras instituições financeiras, em 1972 o Banco Safra se estabeleceu no Brasil. Juntos, Vicky e Joseph Safra tiveram 2 filhos e 14 netos. O banqueiro morreu em 2020, aos 82 anos, por causas naturais.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!