Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm
Whatsapp Whatsapp
Diva da MPB

Um ano sem Gal Costa: confira tributos à artista feitos após sua morte

Cantora baiana foi homenageada por artistas de diferentes gerações e vertentes musicais

Julli Rodrigues • 09/11/2023 às 7:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Há exatamente um ano, em 9 de novembro de 2022, a Música Popular Brasileira recebeu um forte baque com a morte de Maria da Graça Costa Penna Burgos, ou simplesmente Gal Costa. Uma das maiores cantoras do Brasil, a artista faleceu aos 77 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio e uma neoplasia maligna de cabeça e pescoço.


				
					Um ano sem Gal Costa: confira tributos à artista feitos após sua morte
Foto: Manu Scarpa/ Divulgação

Desde o seu falecimento, a lenda da MPB tem sido homenageada por artistas de diversas vertentes musicais na Bahia e no Brasil. A obra de Gal foi revisitada em shows, álbuns e projetos especiais realizados por nomes como Carla Visi, Marina Sena, Filipe Catto e Adriana Calcanhotto. O Mundo GFM reuniu os principais tributos lançados no último ano para você relembrar ou conhecer.

Leia mais:

Confira:

Orquestra Brasil Jazz Sinfônica

Pouco mais de um mês após a morte de Gal, a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica realizou um concerto na Sala São Paulo, como parte da série "Encontros Históricos". A apresentação ocorrida em 17 de dezembro de 2022 teve regência de Tiago Costa e as participações dos cantores Rubel, Tim Bernardes, Dora Morelenbaum e Lívia Nestrovski.

Trio do Balancê


				
					Um ano sem Gal Costa: confira tributos à artista feitos após sua morte
As cantoras Ana Mametto, Márcia Short e Carla Visi. Foto: Reprodução

Em fevereiro de 2023, durante o Carnaval, as cantoras baianas Ana Mametto, Carla Visi e Márcia Short homenagearam Gal com o projeto "Trio do Balancê". A iniciativa revisitou o repertório carnavalesco da artista, que gravou clássicos da folia como "Bloco do Prazer" e "Festa do Interior", além de dar nova roupagem a outros sucessos de sua discografia.

O trio de cantoras fez uma nova apresentação em homenagem ao legado de Gal no último dia 30 de setembro, como parte do Festival da Primavera, promovido pela Prefeitura de Salvador. Desta vez, o show foi realizado no Campo Grande.

Adriana Calcanhotto


				
					Um ano sem Gal Costa: confira tributos à artista feitos após sua morte
A cantora Adriana Calcanhotto durante apresentação do show "Coisas Sagradas Permanecem" em Salvador. Foto: André Muzell/AgNews

A cantora gaúcha estreou em abril de 2023 a turnê "Gal - Coisas Sagradas Permanecem", que trouxe músicas de diversas fases da carreira da artista baiana. Idealizado pelo produtor Marcus Preto, o projeto teve a participação de membros da equipe que trabalhava com Gal. O show passou por Salvador no dia 14 de maio.

Marina Sena no The Town


				
					Um ano sem Gal Costa: confira tributos à artista feitos após sua morte
A cantora Marina Sena. Foto: Wesley Allen / The Town

Durante o festival The Town, realizado no mês de setembro de 2023, em São Paulo, a cantora mineira Marina Sena fez uma homenagem a Gal Costa, interpretando canções de seu repertório e recriando seu icônico "duelo" com a guitarra de Victor Biglione. A apresentação dividiu opiniões e repercutiu na web.

Vale lembrar que Marina Sena dividiu os microfones com Gal naquela que viria a ser a última gravação de estúdio da cantora baiana. Juntas, as duas interpretaram "Para Lennon e McCartney", clássico de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Filipe Catto


				
					Um ano sem Gal Costa: confira tributos à artista feitos após sua morte
A cantora Filipe Catto. Foto: Juliana Robin

A homenagem mais recente foi feita pela cantora Filipe Catto, que lançou no último mês de setembro o álbum "Belezas são coisas acesas por dentro". O trabalho se origina no show homônimo realizado por Catto em São Paulo, por iniciativa do DJ Zé Pedro, e traz canções de diversas épocas da carreira de Gal em uma abordagem indie rock.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO GFM :

Ver mais em Mundo GFM