iBahia > notícias
NOTÍCIAS

Alunos da UFBA fazem protesto contra corte de verbas das universidades federais; veja vídeo 

Concentração aconteceu na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e reuniu estudantes de várias instituições públicas de ensino superior

Iamany Santos • 06/10/2022 às 14:31 • Atualizada em 06/10/2022 às 14:49

Google News siga o iBahia no Google News!

Alunos das Universidades públicas de Salvador se reuniram na manhã desta quinta-feira (6) em uma manifestação contra o corte de verbas das instituições federais do Brasil. A concentração aconteceu na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizada na rua Augusto Viana, no Canela. Veja vídeo:

https://twitter.com/iBahia/status/1578065490286678017

A manifestação foi convocada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), a União dos Estudantes da Bahia (UEB) e outros grupos estudantis. Alunos da UFBA, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e grupos sociais se reuniram na Reitoria da UFBA por volta das 11h. Às 12h15, o grupo saiu em caminhada, protestando contra os cortes e o enfraquecimento das políticas afirmativas nas Universidades. 

O Decreto 11.216 altera o Decreto 10.961 de 11 de fevereiro deste ano, e institui um novo contingenciamento na verba do Ministério da Educação (MEC). Dessa vez, o percentual foi 5,8%, levando a uma redução de R$328,5 milhões de reais no orçamento empenhado para universidades, federais e estaduais, de todo o país.  

A mudança foi sancionada no dia 30 de setembro, um dia antes do primeiro turno das eleições. Na quarta-feira (5), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) foi convocada para uma reunião de detalhamento da decisão. 

Consequências

Diante dessa atualização, a Andifes divulgou uma nota oficial chamando atenção para a situação emergencial que se encontram as instituições públicas de ensino. Além disso, enfatizou o contingenciamento de recursos vem acontecendo desde o início do ano.  

De acordo com o órgão, diferente da primeira vez, este contingenciamento afeta principalmente o MEC e impacta diretamente os institutos federais, universidades federais e CAPES. Ou seja, distribui linearmente o corte orçamentário.

"Se somado ao montante que já havia sido bloqueado ao longo do ano, [esta mudança] perfaz um valor de R$763 milhões em valores que foram retirados das universidades federais do orçamento que havia sido aprovado este ano”, enfatizou a Andifes.  

Por fim, a Andifes lamentou a atualização do decreto em face da grave situação que se encontram as instituições públicas de ensino superior.

“A diretoria da Andifes, que já buscava reverter os bloqueios anteriores para o restabelecimento dos do orçamento aprovado para 2022, sem os quais o funcionamento da já estava comprometido, aduziu que este novo contingenciamento coloca em risco todo o sistema das universidades”, pontua o órgão.

Leia mais sobre Educação no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

TAGS:

bahia corte de verbas Protesto salvador Ufba Uneb Universidade pública

RELACIONADAS:

Insegurança na localidade de Vila Verde é destaque no Resenha das 7

Sexta-feira

Insegurança na localidade de Vila Verde é destaque no Resenha das 7

Homem é preso suspeito de estuprar enteada de 11 anos na Bahia

Oeste do estado

Homem é preso suspeito de estuprar enteada de 11 anos na Bahia

Galeria: veja fotos do 1º dia da Bienal do Livro Bahia 2024

Evento literário

Galeria: veja fotos do 1º dia da Bienal do Livro Bahia 2024

Com irmã, Mani Reggo quebra silêncio em live: 'Verdade vai prevalecer'

Se explicou

Com irmã, Mani Reggo quebra silêncio em live: 'Verdade vai prevalecer'

Com Itamar Vieira Júnior, Arena Jovem abre Bienal do Livro Bahia 2024

Cerimônia de abertura

Com Itamar Vieira Júnior, Arena Jovem abre Bienal do Livro Bahia 2024

PRF promove leilão de 350 veículos conservados e sucatas na Bahia

Saiba como participar

PRF promove leilão de 350 veículos conservados e sucatas na Bahia

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias