iBahia > notícias
NOTÍCIAS

Com investimento de R$ 8 milhões, Parque Pedra de Xangô, em Cajazeiras, é inaugurado pela Prefeitura nesta quarta (4)

Símbolo sagrado e elemento cultural afro-brasileiro, a Pedra de Xangô foi tombada em maio de 2017 como patrimônio cultural do município

Redação iBahia • 04/05/2022 às 12:18 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:50

Google News siga o iBahia no Google News!

A capital baiana ganha a partir desta quarta-feira (4) um novo espaço de lazer, integração à natureza, de história e religiosidade, com a inauguração do Parque Pedra de Xangô na Área de Proteção Ambiental (APA) Vale da Avenida Assis Valente, em Cajazeiras X.

Em evento realizado nesta quarta, data que marca cinco anos de tombamento do monumento lítico como Patrimônio Cultural da cidade, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) ressaltou a importância do espaço para a cidade.

"Com o parque, o tombamento da Pedra fica ainda mais assegurado. O povo de santo precisava de um lugar para suas obrigações, celebrações e demais atividades. E hoje, temos mais um parque, de sete novos que iremos entregar nos próximos anos, sempre respeitando a legislação ambiental".

Símbolo sagrado e elemento cultural afro-brasileiro, a Pedra de Xangô foi tombada em maio de 2017 como patrimônio cultural do município.

A obra realizada no local teve um investimento de quase R$ 8 milhões, e deu ao parque, que teve projeto urbanístico da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), um novo espaço de convivência, um memorial, além de englobar a urbanização da Avenida Assis Valente.

A via que dá acesso ao local passou por serviços de macrodrenagem, pavimentação asfáltica, construção de meio-fio e passeio em concreto, pavimento em paralelepípedo de granito selecionado, além de 636 m² de espelho d’água.

De acordo com a presidente da FMLF, Tânia Scofield, a proposta de implantação do novo espaço de convivência da capital baiana foi além de um novo desenho urbano para a localidade, expressando, sobretudo, as relações sociais, culturais e religiosas.

“O projeto foi um grande convite para entender estas relações, trazer as discussões, construir um espaço sagrado, de valor religioso e de significado a persistente luta contra a intolerância e a discriminação. Um espaço verde que naturalmente abraça e reverencia a Pedra de Xangô”, avaliou a gestora.

De acordo com a secretária de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Morais, já está em andamento a criação do conselho gestor do Parque Pedra de Xangô, sob a coordenação da pasta, com a proposta de trazer melhorias para a preservação do meio ambiente e demandas das religiões de matriz africana.

Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.  

TAGS:

Cajazeiras X Cultura Investimento Parque Pedra de Xangô Prefeitura de Salvador Religião salvador

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias