iBahia > economia
ECONOMIA

MEI precisa declarar Imposto de Renda?

De acordo com o advogado tributarista, Gabriel Elias, o simples fato de ser Microempreendedor Individual não gera a obrigação de declarar IR

Redação iBahia • 17/03/2021 às 13:25 • Atualizada em 28/08/2022 às 15:09

Google News siga o iBahia no Google News!

Aqueles cidadãs brasileiros que possuem cadastro domo Microempreendedor Individual (MEI) não precisam, necessariamente, realizar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). A pessoa só vai precisar declarar o IR se ela se enquadrar em um dos critérios de obrigatoriedade (clique aqui e saiba quais são).

De acordo com o advogado tributarista da MoselloLima Advocacia, Gabriel Elias, se o MEI estiver enquadrado uma dos critérios, ele deve entregar a declaração e precisa prestar atenção, principalmente, em três fatores.

"O titular do MEI, com auxílio do contador, deverá indicar os valores recebidos a título de (1) pro-labore (remuneração do proprietário da empresa ou sócio), (2) lucros e, a depender do caso, (3) rendimentos tributáveis recebidos pelo titular que não se enquadrem como Lucros", pontuou o advogado.

TAGS:

como o MEI declara o imposto de renda Empreendedor Imposto Imposto de Renda imposto de renda 2021 IR ir 2021 MEI MEI precisa declarar imposto de renda Microempreendedor Individual quem precisa declarar imposto de renda Vi no Insta

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia