iBahia > saúde
Saúde

Dengue, Covid e gripe: saiba como diferenciar sintomas das doenças

Brasil vive explosão de casos de dengue desde 31 de dezembro

Nathália Amorim • 22/02/2024 às 11:04 • Atualizada em 22/02/2024 às 12:00

Google News siga o iBahia no Google News!

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue desde o início do ano. Em Salvador, por exemplo, entre 31 de dezembro de 2023 e 19 de fevereiro deste ano, 552 casos de dengue foram registrados na cidade.

Brasil vive explosão de casos de dengue desde 31 de dezembro

Entre os sintomas da doença estão febre, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça. No entanto, por serem transmitidas por vírus, elas também podem ser confundidos com outras doenças, como a gripe ou a Covid-19.

Confira abaixo as diferenças entre dengue, Covid-19 e gripe, segundo o Ministério da Saúde:

Dengue

Transmissão:

A transmissão da dengue acontece via mosquito Aedes aegypti. A pessoa é contaminada com a mordida do anima, que passa o vírus, pica outra pessoa e assim transmite a doença. A dengue não é transmitida de uma pessoa para a outra.

Sintomas:

Os sintomas mais clássicos da dengue são febre alta; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.

Diagnóstico e tratamento:

Para os casos de dengue é possível fazer o teste rápido, sorologia ou o RT-PCR. Não tem autoteste. Alguns sintomas são tratados com medicamentos que ajudam a amenizar dores e mal estar.

Covid-19

Transmissão:

A transmissão da Covid-19 ocorre pelo ar, por gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Uma das principais diferenças para a dengue, portanto, é que a Covid-19 é transmitida de pessoa para a pessoa.

Sintomas:

Os principais sintomas da Covid-19 são tosse; dor de garganta; coriza; perda de olfato; dor abdominal; fadiga.

Diagnóstico e tratamento:

É possível realizar o autoteste, teste rápido ou RT-PCR para diagnosticar a doença. Medicamentos também são utilizados para tratar os sintomas da Covid.

Gripe

Transmissão: 

A gripe é transmitida pelo vírus Influenza, que passa de pessoa para pessoa.

Sintomas:

Entre os sintomas estão febre; coriza; dor de garganta; tose; dor no corpo; dor de cabeça; dores articulares; diarreia; vômito; fadiga; prostração; rouquidão; olhos avermelhados e lacrimejantes. 

Diagnóstico e tratamento: 

Em geral, o diagnóstico é clínico e pode ser feito sem o auxílio de exames laboratoriais. Na maioria dos casos, o tratamento é de suporte, com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação. Também há vacina para gripe. 

TAGS:

Covid-19 dengue na bahia salvador

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde