iBahia > saúde
SAÚDE

Mitos e verdades sobre a compulsão alimentar

"Estresse, dietas milagrosas e vícios alimentares são algumas das causas que podem desencadear a compulsão", explicou Gladia Bernardi

Redação iBahia • 18/06/2020 às 16:58 • Atualizada em 27/08/2022 às 3:06

Google News siga o iBahia no Google News!

A compulsão alimentar está ligada a causas emocionais. Em geral, pessoas compulsivas sentem vontade de comer uma grande quantidade de comida, em pouco tempo, mesmo quando não estão com fome orgânica.

De acordo com a nutricionista Gladia Bernardi, especialista em obesidade, vários motivos podem desencadear a compulsão. "Estresse, dietas ‘milagrosas’ que não deram resultado e geraram sentimento de frustração e vícios alimentares são algumas das causas que podem desencadear a doença", explicou Gladia.

Foto: reprodução

A especialista garantiu que é importante procurar tratamento com profissionais especializados, mas que a chave para tratar a compulsão está no cérebro. "É preciso reprogramar o cérebro para criar uma nova relação com os alimentos".

Gladia Bernardi listou os principais mitos e verdades sobre a compulsão alimentar. Confira:

O transtorno alimentar está na mente


VERDADE. Quando comemos por compulsão, ingerimos alimentos, na maioria das vezes, altamente calóricos sem necessariamente estarmos com fome. E esse ato é totalmente impulsionado pelo psicológico, ou seja, o gatilho do comportamento compulsivo está na mente.

“Para se livrar desses impulsos alimentares, precisamos entender que a fome é uma necessidade humana e ingerir os alimentos apenas quando for de fato necessário. É preciso ter equilíbrio e não descontar as emoções do momento na alimentação”, explica Gladia.

Compulsão alimentar não tem cura

MITO.
A pessoa deve aceitar que precisa de ajuda ao ser diagnosticada com compulsão alimentar e procurar um tratamento. Existem especialistas que cuidam desses casos diariamente, como nutricionistas e psicólogos.

“Praticar exercícios físicos também pode ser uma maneira para driblar a compulsão. Além de ajudar na saúde física, auxilia o nosso cérebro e promove o bem estar”, enfatiza.

O ‘gatilho’ da compulsão pode estar em fatores externos

VERDADE.
Não deixe que o "happy hour" com amigos ou familiares seja uma desculpa para comer mais e mais. A comida não deve ser o protagonista dos eventos sociais.

Consumir comidas calóricas em excesso pode levar à compulsão

VERDADE
. O costume de comer besteiras - doces e alimentos industrializados - pode virar um vício. Gladia explicou que esse hábito pode ser o primeiro passo para uma compulsão alimentar.

Dietas radicais combatem a compulsão alimentar

MITO.
A vontade de emagrecer não deve ser motivo para adotar dietas muito restritivas. “O problema de eliminar completamente alimentos do cardápio é que o cérebro não entende que o carboidrato, por exemplo, não faz mais parte da alimentação. Assim, passamos a ter ainda mais vontade de comer aquele prato de macarrão ou um sanduíche caprichado, mais do que o normal. O mesmo acontece com o doce”, pontuou Gladia.



“Para mudarmos a nossa alimentação e perder peso, o ideal é entender que devemos comer apenas quando tivermos fome de verdade- o que chamamos de fome orgânica- e na quantidade necessária para saciar aquela fome. Comer a cada três horas, em pequenas quantidades e optando por lanches saudáveis, também é uma forma de driblar a compulsão, pois assim o cérebro irá entender que estamos sempre alimentados”, finaliza.

TAGS:

Alimentação Saudável compulsão alimentar Dicas Mitos e Verdades Nutricionista

RELACIONADAS:

'Cheias de Charme': veja resumo do capítulo desta segunda-feira (29)

Vem aí

'Cheias de Charme': veja resumo do capítulo desta segunda-feira (29)

Defensoria Pública abre inscrições para 40 vagas de estágio na Bahia

Saiba como se inscrever

Defensoria Pública abre inscrições para 40 vagas de estágio na Bahia

Suspeitas na arbitragem e greve de juízes rondam o Brasileiro 2024

Tabus, Tretas e Troças

Suspeitas na arbitragem e greve de juízes rondam o Brasileiro 2024

VÍDEO: carro quase cai em cratera em Brotas e é retirado por guincho

Salvador

VÍDEO: carro quase cai em cratera em Brotas e é retirado por guincho

Sessão da Tarde: veja os filmes exibidos entre 29 de abril e 3 de maio

Programação

Sessão da Tarde: veja os filmes exibidos entre 29 de abril e 3 de maio

Suspeitos invadem hospital e matam um paciente em Brumado

Violência

Suspeitos invadem hospital e matam um paciente em Brumado

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde