As expressões, os gestos com as mãos, a postura do corpo e o tom de voz. Tudo isso comunica além das palavras. É preciso atenção para que a linguagem não verbal esteja alinhada com a sua comunicação verbal. Quando as expressões corporais acompanham a fala, costuma-se dar mais credibilidade a quem está apresentando, argumentando, conduzindo uma reunião ou fazendo um discurso.
Uma boa forma de começar a entender e desenvolver melhor essa habilidade é ler “ O Corpo Fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal”, escrito por Pierre Wiell e com ilustrações de Roland Topakow. Quando você quiser se aprofundar mais, pode ler “A linguagem das Emoções, de Paul Ekman, pesquisador das microexpressões.
Leia também:
A importância de entender essa habilidade é saber utilizá-la de maneira adequada, identificando posturas que estejam alinhadas ou não a cada mensagem que você quer transmitir. No dia a dia do trabalho, isso é essencial, afinal isso pode lhe ajudar ou atrapalhar. Desde a entrevista de emprego às reuniões com a liderança e com os colegas de trabalho. Desde as situações formais às mais informais.
Você já percebeu como seu corpo responde a uma sensação de tristeza, de alegria ou de nervosismo? Parece que tem vida própria. Já tentou fingir alegria quando você está triste? Perceba que a comunicação não fica consistente. Mesmo que a gente queira camuflar algo, a gente não consegue. Os experts na área têm um olhar mais treinado para perceber esse desalinhamento.
Confira 3 dicas importantes para a comunicação não verbal:
- Quanto mais você desenvolver essa habilidade, mais bem sucedido (a) você pode ser nas suas relações pessoais e profissionais.
- Procure um treinamento de “Como falar em público”, para aprender mais sobre o assunto e desenvolver mais confiança em situações profissionais do dia a dia.
- Preste atenção e crie mais consciência quanto à sua postura corporal, às suas expressões faciais e aos movimentos do seu corpo, não só quando você fala, mas também, como o seu corpo e expressões respondem à fala do outro. Isso revela a forma como você está recebendo a mensagem.
Tudo é um processo de aprendizagem. Leva tempo e vale a pena. A gente se preocupa muito com a fala e acaba esquecendo da expressão corporal, que pode lhe ajudar muito a enfatizar uma mensagem ou contradizer tudo aquilo que você quer comunicar.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!