iBahia > saúde
SAÚDE

Saiba a importância de ioga e meditação para tratar condições

Especialistas afirmam que as técnicas apresentam benefícios concretos para um estilo de vida mais saudável

Redação iBahia • 24/08/2020 às 23:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 13:24

Google News siga o iBahia no Google News!
O ritmo acelerado da vida pós-moderna traz, cada vez mais, impactos negativos à saúde da população global. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que, nesta década, a depressão será o maior motivo de afastamento do trabalho, e seus estudos apontam que o Brasil está no topo do ranking latino-americano.
Além da depressão, a ansiedade, a insônia e a má postura também são importantes reflexos da forma como o cidadão urbano vive atualmente. Dessa maneira, a busca por atividades que proporcionem benefícios mentais e físicos está em ascensão.
Especialistas observam que a ioga e a meditação estão entre as principais alternativas para quem busca corpo e mente saudáveis.
De acordo com o dr. Marcus Tulius Silva, neurologista do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), a explicação reside no hábito da prática. "Estudos médicos têm mostrado que os efeitos positivos da ioga estão relacionados, sobretudo, com os mecanismos de controle da pressão arterial e da frequência cardíaca alcançado com o exercício regular da filosofia, o que resulta diretamente em menor risco de doenças cardiovasculares, com indícios, inclusive, de que pode melhorar o fluxo sanguíneo cerebral e ajudar na prevenção da perda de memória.
"As ássanas, as conhecidas posturas preestabelecidas da ioga, proporcionam melhora significativa no aspecto corporal, aumentando a flexibilidade e ajudando em quadros de dor crônica, por exemplo. Determinadas ássanas podem, também, estimular o correto funcionamento do tubo digestivo e até de algumas glândulas, como a tireoide e a hipófise", complementa o dr. Marcus.
O especialista também destaca a meditação entre as atividades que mais trazem benefícios para o corpo e a mente. "Sobretudo para as doenças associadas à ansiedade, insônia e memória", comenta.
O médico ressalta que o propósito da ioga transcende o aspecto físico de suas famosas posições. "Grande parte das pessoas associa exclusivamente a prática da ioga às ássanas, mas essa prática vai muito além. A palavra ‘ioga’ significa união entre o físico, o mental e o espiritual. Essa atividade pode desenvolver o potencial infinito da mente e da alma dos praticantes", explica.
Para os interessados em adotar essas atividades no dia a dia e experimentar uma vida mais leve, o dr. Marcus Tulius aconselha: "O mais importante é querer começar; reservar de 40 a 60 minutos do dia para a prática, que pode ser feita isoladamente (há diversos aplicativos que demonstram como a técnica deve ser feita) ou em grupos, com professores habilitados.".
"Geralmente, a meditação é realizada logo pela manhã, ao acordar, quando os estímulos externos não são tão frequentes a ponto de nos distraírem. Cerca de 10 a 15 minutos já são suficientes e podem ser seguidos por mais 30 a 40 minutos da prática da ioga, com as ássanas escolhidas para aquele dia", finaliza o médico.

TAGS:

Doenças Importância Ioga Meditação Tratamento

RELACIONADAS:

Ricardo Ishmael lança livro infantojuvenil em Salvador no domingo (19)

Saiba detalhes

Ricardo Ishmael lança livro infantojuvenil em Salvador no domingo (19)

Após ‘Renascer’, baiano Evaldo Macarrão entra em ‘No Rancho Fundo’

Novo papel

Após ‘Renascer’, baiano Evaldo Macarrão entra em ‘No Rancho Fundo’

Elton Jhon, Diana Ross e Lionel Richie se encontram no Especial GFM

Especial GFM

Elton Jhon, Diana Ross e Lionel Richie se encontram no Especial GFM

Rodoviários mantém greve de ônibus metropolitanos após nova reunião

Sem previsão de término

Rodoviários mantém greve de ônibus metropolitanos após nova reunião

'Renascer’: Buba faz as pazes com a mãe e dá beijão em José Augusto

Romance no ar

'Renascer’: Buba faz as pazes com a mãe e dá beijão em José Augusto

Homem é preso suspeito de agredir companheira e incendiar apartamento

Prisão

Homem é preso suspeito de agredir companheira e incendiar apartamento

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde