Onde Está Meu Trio

Videomonitoramento auxilia na segurança dos foliões nos circuito

20 câmeras estão instaladas nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Para garantir a segurança dos foliões nos circuitos, a Guarda Civil Municipal (GCM) tem uitlizado a tecnologia. Uma das ações é a realização do videomonitoramento nos tradicionais percursos dos festejos, por meio de 20 câmeras instaladas nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho). 

A estratégia também conta com a participação de 15 agentes da corporação, dedicados especialmente para operação de videomonitoramento da folia momesca. Em parceria com a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), a operação consiste em observar os atos de vandalismo ao patrimônio público, além de delitos contra a integridade do folião para, de forma estratégica, acionar os agentes da guarda que estão ao longo do circuito, garantindo precisão e agilidade nas abordagens.

De acordo com o órgão, a ação foi testada durante o Fuzuê e Furdunço, que aconteceram no pré-Carnaval. Segundo o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, o videomonitoramento contribui, de forma preventiva, para uma rápida identificação de delitos. “Conseguimos observar ações isoladas e acionar rapidamente nossa equipe para intervenção”, afirma.