Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > quero ser aprovado
Whatsapp Whatsapp
QUERO SER APROVADO

Saiba como usar conectivos e aumentar sua nota na redação do Enem

Conectivos são palavras que conectam frases e fazem com que elas e o texto no geral façam mais sentido

Redação iBahia • 29/04/2020 às 10:37 • Atualizada em 28/08/2022 às 20:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento
Estudantes já devem ter ouvido que o uso de conectivos pode elevar a qualidade do seu texto e, consequentemente, a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O uso dessas palavras ajuda o texto a ficar mais coeso.

Os conectivos são palavras que conectam frases e fazem com que elas e o texto no geral façam mais sentido. A partir de agora você vai conferir cinco conectivos que podem te ajudar a melhor a nota da redação:

No entanto

A expressão "no entanto" indica uma adversidade. Tem sentido semelhante ao 'mas', 'porém', 'só que', utilizados mais comumente em textos informais. Na redação, o uso dessa palavra pode lhe beneficiar.

Embora

O 'embora' pode ser usado no mesmo sentido do 'no entanto', com o significado de 'só que', mas também é possível usá-lo para dizer que "não faz diferença".

Além disso

O uso desse conectivo é bem simples, indica que "existe outra coisa". Há variações dele quando se remete a algo que alguém mencionou vira 'além dele/dela' ou com verbo, transformando em "além de".

Consequentemente

'Consequentemente' traz a ideia de consequência, de algo aconteceu por causa - em consequência - de outra coisa. A importância de um conectivo como esse é, em especial, ajudar sua redação a não ficar repetitiva, já que é muito comum usarmos 'por isso' nesses casos.

Desse modo

Similar ao 'portanto' e ao 'assim', o 'desse modo' indica que você está finalizando o raciocínio. Esses conectivos conclusivos são ideais para usar, claro, na conclusão. O mais comum é o 'portanto', então fuja do óbvio e aposte no 'desse modo'.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM QUERO SER APROVADO :

Ver mais em Quero Ser Aprovado