iBahia > salvador - 475 anos
Homenagem

VÍDEO: Viradouro leva cobra gigante de desfile para palco de Salvador

Escola de samba campeã do Rio de Janeiro participou de show em comemoração ao aniversário de Salvador

Lucas Mascarenhas • 06/04/2024 às 19:05

Google News siga o iBahia no Google News!

A Escola de Samba Unidos do Viradouro participou do Festival Viva Salvador, na noite deste sábado (6), e levou uma parte do desfile vencedor do Carnaval para o palco da capital baiana.

Viradouro no Festival Viva Salvador

A apresentação que incluiu o enredo “Arroboi, Dangbé”, que possui como referência o Terreiro do Bogum, em Salvador, teve participação da cobra gigante que impressionou no desfile.

A enorme serpente mística conta com um bailarino e coreógrafo, o Wesley Torquato, deitado em cima de um skate controlando os movimentos do animal.

Veja o vídeo:

Your browser doesn't support HTML5 video.

Vídeo: Lara Letícia/iBahia

Referência baiana

O “Arroboboi, Dangbé” é sobre a energia do culto ao vodum serpente, uma “força que se manifestou desde épicas batalhas na Costa ocidental da África e que influenciou as lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé”.

A escola ainda pontua que a energia do culto segue no Brasil com os terreiros que culminou no que hoje é o candomblé Jeje. Nessa linha está o Terreiro do Bogum, de Salvador, usado como referência.

O centenário templo religioso é localizado no bairro do Engenho Velho da Federação e possui algumas diferenças de outros terreiros da capital baiana como a língua falada nos rituais.

TAGS:

salvador Viradouro

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR - 475 ANOS :

Ver mais em Salvador - 475 anos